Maria Francisca de Bragança, filha de Duarte Pio de Bragança, e Duarte de Sousa Araújo Martins | Fotografia: Instagram
Coolhunting

Tudo o que não sabemos (e gostávamos) sobre o Casamento Real

Sabemos o número de convidados, mas não quem são. O que fará a noiva ao bouquet, mas não as flores. No fundo, levantamos não a ponta do véu, mas as dúvidas sobre o Casamento Real português.

A infanta Maria Francisca de Bragança, filha de Duarte Pio de Bragança, e Duarte de Sousa Araújo Martins, casam este sábado, 7 de outubro, no Palácio Nacional de Mafra, e a cerimónia é aguardada com expetativa pelos portugueses. Isto porque em matéria de monarquia, há mais de 100 anos que Portugal deixou de estar subordinado à governação de reis e rainhas, pelo que resta-nos acompanhar as histórias dignas de contos de fadas, através da família real britânica, ou da espanhola, as que dão mais que falar.

Contudo, agora que está prestes a acontecer o casamento de Maria Francisca de Bragança, a terceira na linha de sucessão se a monarquia vigorasse em Portugal, podemos finalmente viver de perto os encantos de um casamento real. 

Eis o que já sabemos:  

- A Basílica do Palácio Nacional de Mafra vai receber mais de mil e duzentos convidados para assistir à cerimónia, com início pelas 15h de sábado, dia 7 de outubro;  

- Maria Francisca de Bragança vai usar a tiara também usada pela mãe, D. Isabel de Bragança, há 28 anos, e que pertenceu à rainha D. Amélia, e ainda uns brincos da mãe e outros da avó;  

- Terá dois vestidos, sendo o vestido de noiva criado pela sua costureira habitual, Luzia do Nascimento, e sabe-se que terá cauda e véu; 

- A cerimónia será celebrada pelo cardeal-patriarca emérito de Lisboa, D. Manuel Clemente. 

Ora isto é tudo aquilo que se sabe sobre os principais momentos e pormenores do casamento, mas muito fica à imaginação, principalmente quando o último exemplo de um evento semelhante em Portugal foi há mais de 25 anos.  

Fica então por saber que outras tradições de um casamento serão ou não incluídas, até porque sendo uma cerimónia real, terá de obedecer a um protocolo, como acontece com as demais famílias reais de todo o mundo. 

Eis então tudo o que não sabemos (mas gostávamos). 

As alianças  

Quantos quilates de ouro terão as alianças de casamento? E a percentagem de ouro puro? Eis um dos primeiros pontos sobre o qual nada se sabe e que é primordial num casamento (sem elas, não há troca de votos). E por falar em alianças... 

Entrega das alianças 

Da Família Real Portuguesa fazem parte D. Duarte de Bragança, D. Isabel de Bragança, os filhos Afonso de Santa Maria, Maria Francisca (a noiva) e Dinis, e ainda e o irmão de D. Duarte, o Infante D. Miguel, Duque de Viseu. 

O mais novo deste núcleo é o Infante D. Dinis, Duque do Porto, talvez demasiado crescido para a entrega das alianças no altar. Assim, espera-se que a missão seja atribuída a outros membros mais novos da família, só ainda não se sabe se da parte de Maria Francisca de Bragança, se de Duarte de Sousa Araújo Martins, ou de ambos.  

Padrinhos 

Poderá ser nesta categoria que entram os dois irmãos da noiva, Maria Francisca de Bragança, mas as possibilidades são várias. O mesmo acontece com Duarte de Sousa Araújo Martins, que poderá eleger como padrinhos membros da família ou amigos.  

Convidados 

Independentemente de quem sejam, todos os convidados estrangeiros para o casamento real em Portugal serão recebidos pelos noivos no feriado, 5 de outubro, um dia curioso por assinalar-se a celebração da Implantação da República, ocorrida em 1910.  

Esperam-se na cerimónia vários membros das famílias reais, como o príncipe Louis e o príncipe Sébastien, filhos do Grão-Duque do Luxemburgo, os representantes das famílias reais do Liechtenstein e da Bélgica, e também de Itália e dos países do sul.

Já quanto a figuras importantes em Portugal, sabe-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão marcar presença. Já sobre os restantes convidados que perfazem os mais de mil e duzentos anunciados para a cerimónia na Basílica do Palácio de Mafra, vamos ter de esperar para ver.   

Quanto aos portugueses mais curiosos, podem acompanhar o casamento pela televisão, através da cobertura da TVI, e depois da cerimónia todos estão convidados a juntar-se à festa e a envergar as bandeiras que serão distribuídas.

“A Real Associação de Lisboa está a preparar uma grande festa popular no Terreiro fronteiro à Basílica, aberto a todos quantos se queiram associar a este memorável acontecimento, a que não faltarão as acolhedoras gentes da vila de Mafra e de outros concelhos da região”, anunciou a Real Associação de Lisboa nas redes sociais.  

 

Como vai a noiva chegar à Basílica? 

Quando pensamos num casamento real, vem-nos à memória a imagem de Kate Middleton ou de Meghan Markle a chegar à cerimónia numa carruagem. Será que o mesmo vai acontecer com Maria Francisca de Bragança? Fica a dúvida, sendo que poderá também haver a possibilidade de a infanta chegar à Basílica num carro clássico, tendo em conta que o protocolo poderá não ser tão rígido quanto o das noivas da família real britânica.   

O bouquet 

Não sabemos ainda como vai ser o bouquet da noiva, mas djá se conhecem as flores favoritas de Maria Francisca de Bragança. Segundo o jornal Observador, Maria Francisca de Bragança gosta de hortenses, mas poderão não estar incluídas no bouquet por causa da mãe, que tem receio  que fiquem amachucadas. 

E qual o destino do ramo? Não, não irá para a próxima a casar. Será sim oferecido à Nossa Senhora de Soledade, na própria Basílica de Mafra. 

A música da festa 

Anos 80? Música popular? Música clássica? O que será que toca na pista de um casamento real?  

Sabe-se que para celebrar o casamento haverá rancho folclórico e tunas na rua, já quanto à festa privada permanece a dúvida dos temas que vão animar o casamento real.

Bolo de casamento 

É conhecido que a ementa do casamento, pensada pelo chef Hélio Loureiro, vai contar com ostras da ria de Aveiro, pastéis de bacalhau, pão de Favais, regueifas, queijos e frutas nacionais, como pêra rocha ou a maçã de Alcobaça, carne barrosã com castanhas, choco frito e ainda uma imensidão de sobremesas, do pastel de nata às queijadas de Sintra.  

Quanto ao bolo de casamento, pouco se sabe. Segundo o chef Hélio Loureiro, citado pelo Jornal de Mafra, terá 150 quilos e será confecionado com 250 ovos, cerca de 60 quilos de açúcar e 60 quilos de noz. Agora, sobre o sabor principal e a decoração do bolo, é um mistério que poderemos nunca vir a descobrir. 

A lua de mel  

Até agora não foi levantada uma ponta do véu sobre o que se sucede ao casamento. O destino da lua de mel está assim em segredo, mas se for à semelhança do pedido de casamento – que aconteceu em Timor, no monte Ramelau, a 2.963 metros de altura, conforme revelou a infanta à Hola – terá um quê de aventura. 

Coolhunting

Leva o mar no bolso com a marca portuguesa que cria peças únicas

A Palu é uma marca inspirada e alinhada com a natureza, em especial o mar representado numa das suas icónicas peças. Mas há muito mais que a torna única.

Coolhunting