Vestido de noiva | Fotografia: Unsplash
Coolhunting

Todos os vestidos de noiva são assim por culpa de uma rainha rebelde

Mal sabia a Rainha Victoria que viria a ser considerada uma 'trend setter' durante anos, ao decidir revolucionar a cor de um vestido.

Antes de chegarmos à boda que acabou por ditar o rumo de todos os casamentos, quem era a Rainha Victoria? Chegou ao trono aos 18 anos de idade e era a tetravó da Rainha Isabel II. Teve um dos reinados mais significativos da história de Inglaterra, tanto que de 1837 a 1901 o mundo viveu um período que batizou de Era Victoriana. Um tempo marcado por muitas mudanças, mas aquela que mais nos interessa aqui acontece no mundo da moda.

Tanto na primeira parte da Era Victoriana (Early Victorian, 1837-1860) como na segunda (Mid To Late Victorian, 1860 – 1901, presenciava-se uma época extremamente puritana e a moda da altura servia para espelhar esse modo de estar. As mulheres queriam-se recatadas e vulneráveis, aliás, talvez por isso a tez pálida da Rainha Vitória, por condições médicas que agora sabemos que a debilitavam, tenha virado uma tendência de beleza e tornado o pó de arroz no protagonista da maquilhagem.

Mas voltemos à moda. Assim como os penosos espartilhos que nunca mais voltaram ao guarda-roupa, também os vestidos de noiva de cores arrojadas deixaram de ser tradição. A 10 de fevereiro de 1840, o estilo de Victória viria a perpetuar-se nos altares das igrejas, depois de a rainha se atrever a usar um vestido de noiva branco, algo que nunca tinha sido visto antes, já que eram os tons verdes e vermelhos que vestiam as noivas.

Além disso, Victória ainda exigiu que o branco fosse exclusivo à noiva. O dress code para os convidados era, assim, simples: valem todas as cores, excepto branco, porque essa cor destinava-se apenas à jovem rebelde.

Vê as imagens do vestido na galeria.

Nécessaire

Afinal, com que frequência devemos lavar a roupa?

A frequência com que lavas a roupa pode estar a danificá-la e, ainda, a prejudicar o ambiente.

Coolhunting