Lavar roupa | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Afinal, com que frequência devemos lavar a roupa?

A frequência com que lavas a roupa pode estar a danificá-la e, ainda, a prejudicar o ambiente.

Um estudo da Levi’s já tinha alertado que o excesso de lavagem de roupa contribui para o aumento da pegada de carbono. Agora, em declarações à Vogue UK, Paul Dillinger, vice-presidente da marca, faz uma recomendação mais específica: os clientes devem lavar os jeans apenas a cada 10 utilizações.

Sendo que “o consumidor chinês lava em média os jeans depois de quatro utilizações, no Reino Unido e em França, a média cai para 2,5 vezes entre as lavagem e nos Estados Unidos, é uma taxa de desgaste/lavagem de cerca de 2,3”, fazer esta alteração reduziria a pegada de carbono da fase de consumo em 75%, explicou Paul.

Mas não são apenas as calças de ganga que estão a ser lavadas vezes a mais. Para Kyle Grant, CEO da Oxwash, uma empresa de lavandaria ecológica, também em declarações à Vogue UK, podemos reduzir as lavagens das roupas de lã. 

E porquê? Porque a lã tem propriedades que a tornam capaz de "resistir à sujidade e ao odor. Pode-se limpar apenas o sitio que está sujo, pode ser arejada e/ou vaporizada com um ferro para recuperar a forma original.” Se for mesmo necessário lavar camisolas de lã, a Oxwash recomenda que seja a cada cinco utilizações. No entanto há estudos que sugerem uma frequência ainda menor.

Sobre outras peças, as recomendações base são: os sutiãs podem ser lavados, de preferência, à mão a cada dois ou três usos, mas a restante roupa interior a cada utilização; os vestidos após cada três utilizações; as camisas após cada duas utilizações e as t-shirts após cada utilização.

Para melhores resultados, são recomendadas as lavagens a baixas temperaturas (20º a 30º Celsius) e secar a roupa ao ar livre. Se puderes optar, privilegia o detergente ecológico.

Com esta mudanças não só estarás a aumentar a durabilidade das roupas, principalmente das que têm uma menor qualidade, como irás poupar água, energia e, consequentemente, o meio ambiente.

Coolhunting

O mais recente fenómeno deste verão está na Mango a menos de €50

Angie Costa revelou o vestido da Mango que tem tudo para se tornar a estrela das próximas festas.

Nécessaire