Luís Borges x regresso às aulas na Amazon | Fotografia: D.R.
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Luís Borges sobre a moda na rentrée: "Essa coisa das tendências..."

Este ano, o regresso às aulas e ao trabalho será diferente. Não se deve reger por tendências, mas sim, no caso das crianças, por uma seleção feita por Luís Borges para a Amazon.

No que toca ao uso da plataforma Amazon, ninguém ultrapassa os norte-americanos. Mas aos poucos também os portugueses vão descobrindo as maravilhas das compras online e do bom que é, num só sítio, encontrar, em especial nesta altura do ano, tudo o que é necessário para o regresso às aulas.  

Roupa, gadjets, material escolar, mochilas, e tantos outros artigos, e se indecisões houver entre as inúmeras opções, nada como recorrer a Luís Borges, embaixador da Amazon e o responsável pela seleção de roupa e materiais para o regresso às aulas, disponíveis na plataforma.

Sendo o modelo e fundador da marca Call Me Gorgeous um entendido em moda, a Versa quis saber quais é que vão ser as tendências na época da chamada rentrée, marcada pelos regressos às aulas e ao trabalho.  

“Nas crianças não há grande tendência. Acho que no regresso às aulas há sempre a temática dos Super Heróis que, por exemplo, o Edu adora. E depois para as meninas é o que é mais feminino e colorido. A Lu adora tudo o quanto tenha cor", diz, referindo-se aos filhos com 8 e 11 anos, respetivamente.  

Contudo, na sua seleção para este regresso às aulas, Luís Borges pretende dar a todas as crianças liberdade de escolha.  

“Acho que é importante quando deixas que os teus filhos escolham o que querem. Se o Edu quiser usar uma mochila cor-de-rosa, para mim é ok. Os pais não deviam fazer pressão do género 'tu és menino, tens de usar uma mochila de menino, azul ou com o Spider Man'. É importante os nossos filhos escolherem o que eles querem”, refere.

E na Amazon vão encontrar desde umas jardineiras em azul escuro da CareTec (desde €17,93), um estojo cor-de-rosa em forma oval da Eastpak (€22,72), um caderno A4 azul claro da Oxford (€17,27), até a uma t-shirt rosa alusiva à série Morangos com Açúcar (prestes a estrear na TVI e na Amazon Prime), que custa €16,76. No fundo, não faltam opções que se ajustam ao gosto de cada criança.  

E os adultos: o que vão usar na rentrée?   

Tudo o que defende Luís Borges para o regresso às aulas das crianças e adolescentes, aplica-se ao regresso ao trabalho dos adultos. Tendências? Vamos NÃO falar disso.  

“Essa coisa das tendências é... Pelo menos falo por mim: uso aquilo com que me sinto confortável e de que eu gosto. Sei que normalmente as marcas lançam muitas tendências e que depois as pessoas sentem que têm de as seguir à risca. E não faz sentido, porque somos todos diferentes. Há coisas que não me ficam bem a mim, não te ficam bem a ti e outras vão ficar bem, percebes?”, questiona e acrescenta: “Acima de tudo, as pessoas têm de sentir-se confortáveis naquilo que vestem, porque não basta vestir uma roupa. Temos realmente que transparecer que estamos confortáveis”.   

No entanto, se há algo a destacar dentro das previsões de moda, é a cor. “Para este outono e inverno vem aí muita cor e acho que é importante, porque antigamente estávamos naquela fase só do preto e cinzento. E hoje em dia as marcas já lançam coisas com muitas cores”.  

Quem era o estudante e quem é Luís Borges modelo? 

Foi em Castelo Branco que Luís Borges cresceu e viveu os seus tempos de escola. Na altura, não havia uma Amazon, mas vivia intensamente o regresso às aulas.  

“Eu adorava o cheiro dos livros novos. Era muito cuidadoso com as minhas coisas e o que mais gostava na altura eram as mochilas da Eastpak, que eram muito caras. A primeira vez que tive uma durou-me três anos", lembra. É por isso que coloca algumas peças da marca na seleção para a Amazon, assim como outros artigos, em especial roupa, que, se fosse hoje, talvez também usasse, não fosse desde cedo um apaixonado por moda.  

Hoje em dia Luís Borges tem um estilo muito próprio e, admite, tanto se veste com peças de marcas de luxo, de lojas vintage, como da Amazon.  

“Compro lá alguma roupa também. Aliás, gosto de comprar em qualquer sítio. Se vir uma coisa gira, vou usar. Por exemplo: agora não, porque estou mais alto, mas antes comprava na secção de criança o número maior e usava-o. E compro coisas de mulher. As pessoas perguntam, ‘ah, mas isso é de homem?’ Eu digo, ‘não, é de mulher’. Lá está: se eu gostar, compro. Não tem nada que ver se é de homem ou de mulher”, remata.

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