A ISTO. foi fundada em Portugal por três homens frustrados “com a forma como as coisas são feitas no mundo da moda e que acreditam que existe a oportunidade de oferecer ao mercado algo diferenciado”. É assim que o CEO Pedro Palha descreve a marca que nasceu em 2017, inspirada noutras que se distinguem pela sua sofisticação e qualidade, mas a um preço justo.
“Não nos guiamos pelo calendário típico da indústria da moda com coleções sazonais. A nossa oferta é composta por peças de roupa para o dia a dia que atendam às necessidades diárias de qualquer homem. Ou seja, temos uma coleção única e permanente de peças clássicas, de design intemporal e qualidade de luxo”, revela.
“Procuramos básicos que acreditamos que poderiam ser melhores e trabalhamos neles até sentirmos que estão perfeitos para serem disponibilizados aos nossos clientes. Para nós, a qualidade é mais importante do que a quantidade. As nossas roupas são produzidas com materiais orgânicos, naturais e reciclados por fornecedores certificados em Portugal”, acrescenta o CEO da marca de slow fashion.
Exemplo disso são as Denim Blue Jeans, um modelo clássico que resulta de dois anos de aperfeiçoamento de uma produção mais amiga do ambiente e de uma busca incessante pelo luxo intemporal e sustentável.
Enquanto são uma espécie de uniforme da humanidade, indestronável há mais de um século, as calças de ganga são também fruto de uma das indústrias mais poluentes do planeta. Não só por comprometerem cursos de água, sobretudo nas zonas de maior produção, mas também pelo consumo massivo de água envolvido no processo, assim como o uso de corantes e fibras artificiais.
Para combater este paradigma, e porque a sustentabilidade é prioridade da ISTO. desde o dia zero, os 3 R’s foram essenciais no processo de produção destas calças de ganga: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As Denim Blue Jeans consomem -15% de energia, -15% de água e -30% de químicos (os jeans são compostas por 76% de algodão orgânico e 24% de algodão reciclado).
“Cultivamos uma relação totalmente transparente com os consumidores, partilhamos os custos de produção dos nossos produtos para que os clientes saibam quanto custa a produzir cada peça, como definimos o seu preço e como iremos investir o lucro líquido. Também convidamos os nossos clientes a visitar as nossas fábricas para que vejam eles próprios onde e como os nossos produtos são feitos”, explica Pedro Palha.
A criação das Denim Blue Jeans envolve duas origens diferentes. O tecido é proveniente da fábrica Candiani, localizada numa reserva natural perto de Milão, uma referência mundial desde o ano de criação, em 1938. Já a confeção acontece na Lamosa Jeans, no norte de Portugal.
A ISTO. vende online para todo o mundo e tem 3 lojas físicas em Lisboa - no Chiado, no Príncipe Real e no Campo de Ourique. Está também com um espaço no LOT - Labels Of Tomorrow, no Porto.