Axiom Space X Prada
Coolhunting

Primeira mulher a pisar a Lua vai vestir Prada

Os astronautas da NASA vão viajar até à Lua em grande estilo, com fatos espaciais de luxo mais flexíveis e seguros.

Depois de mais de 50 anos, astronautas vão regressar à Lua com os fatos mais especiais de sempre, graças a uma colaboração entre a Axiom Space e a Prada. A  Artemis III será também a primeira missão a levar uma mulher ao espaço.

A tripulação deverá partir no final de 2025, a bordo da nave espacial Orion, e permanecer na Lua durante algumas semanas. 25 dias depois, espera-se que regresse à Terra.

Em comunicado foi revelado que os especialistas da marca de moda italiana vão trabalhar em conjunto com a equipa da Axiom Space, a empresa selecionada para fornecer os fatos, ao longo de todo o processo de design, com vista ao desenvolvimento de soluções para materiais e funcionalidades que garantam o conforto, a resistência, a flexibilidade e a segurança num ambiente hostil.

Segundo a NASA os astronautas têm uma série de objetivos nessa missão, como entender os processos planetários, compreender o caráter e a origem dos voláteis do pólo lunar, interpretar a história do impacto do sistema Terra-Lua, observar o universo e o ambiente espacial a partir de um local único, conduzir experiências em ambiente lunar e investigar e mitigar riscos de exploração. E para este momento histórico, os trajes serão essenciais.

Segundo Michael Suffredini, CEO da Axiom Space, a colaboração com a Prada foi cuidadosamente pensada, isto porque a experiência técnica da marca italiana “com matérias-primas, técnicas de fabricação e conceitos de design inovadores trará tecnologias avançadas fundamentais para garantir não apenas o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as tão necessárias considerações de fatores humanos ausentes dos trajes espaciais tradicionais”.

Já Lorenzo Bertelli, diretor de Marketing do Grupo Prada, explica que “o espírito constantemente inovador da Prada para a humanidade ampliou o seu desejo de aventura e de desbravar novos horizontes: o espaço. É uma verdadeira celebração do poder da criatividade e inovação humana para o avanço da civilização”.

As peças são uma evolução do modelo Exploration Extravehicular Mobility Unit (xEMU) e foram projetadas para fornecer maior flexibilidade e proteção em ambiente hostil, além de serem equipados com instrumentos especializados para exploração e atividades científicas. O fato será branco e terá capacidades ajustáveis às particularidades de cada corpo.

Vê as imagens na galeria.

Gourmet

Devia ser feriado para provar estes pratos "À Mesa dos Generais"

Há uma forma de celebrar uma data que ficou marcada na história de Portugal. Basta rumar a um destes restaurantes, que durante dez dias servem sabores oitocentistas.

Coolhunting