À Mesa dos Generais | Fotografia: D.R.
Gourmet

Devia ser feriado para provar estes pratos "À Mesa dos Generais"

Há uma forma de celebrar uma data que ficou marcada na história de Portugal. Basta rumar a um destes restaurantes, que durante dez dias servem sabores oitocentistas.

Já celebrámos o 5 de outubro e aproxima-se o 20 de outubro, outra data que também marca a nossa história, e apesar de ninguém dela falar, há uma razão e formas de a comemorar mesmo não sendo feriado. 

A 20 de outubro celebra-se então o Dia Nacional das Linhas de Torres, criado em homenagem ao povo português, que resistiu às invasões napoleónicas durante a 3.ª Invasão Francesa, com a ajuda das 152 fortificações e outros edifícios similares construídos no século XIX na zona de Torres Vedras e que protegeram Lisboa do inimigo.

Desse tempo fica a história contada nos manuais escolares e as receitas oitocentistas que vão ser servidas entre 13 e 22 de outubro em 22 restaurantes da denominada região das Linhas de Torres. 

As receitas convidam a “reviver refeições que incentivaram as nossas tropas a defender o território nacional e inspiraram os generais (principalmente os nossos aliados britânicos) a manterem-se firmes nos posto”, diz a organização, a Rota Histórica das Linhas de Torres,  em comunicado, sendo essa a razão pela qual a iniciativa tem o nome de À Mesa dos Generais. 

Os pratos usam produtos e técnicas que fazem lembrar os sabores daquela altura, em que a salga ou o vinagre eram usados como forma de conservação, e apesar de as receitas terem sido adaptadas aos tempos modernos, mantém-se a essência da comida de conforto.

Tal verifica-se na galinha de cabidela do restaurante Cabeça de Touro, em Vila Franca de Xira, na chanfana de veado e javali no João da Vila Velha, em Mafra, ou em tantos outros prato de restaurantes aderentes, entre eles a Taberna do Luís, em Arruda dos Vinhos, o Moinho do Paúl, em Torres Vedras, e o 150 gramas, em Vila Franca de Xira.

Das travessas largas aos petiscos, mostramos nas imagens alguns dos sabores oitocentistas que podes provar nesta iniciativa. Consulta todas as ementas disponíveis aqui.  

Nécessaire

Há uma área que a IA não sabe descrever, mas a Kindology consegue

A Inteligência Artificial (IA) tem as suas valências, mas no que toca à saúde mental, não consegue retratar ou tratar os problemas reais. Já a Kindology pode.

Gourmet