Kindology | Fotografia: D.R.
Nécessaire

Há uma área que a IA não sabe descrever, mas a Kindology consegue

A Inteligência Artificial (IA) tem as suas valências, mas no que toca à saúde mental, não consegue retratar ou tratar os problemas reais. Já a Kindology pode.

Podemos recorrer à Inteligência Artificial (IA) e perguntar ao ChatGTP “como curar uma depressão”, mas a resposta, tal como o tema, é complexa e não dá soluções, apenas sugere que se consulte um profissional de saúde. E se usarmos a IA para gerar uma imagem que represente a depressão, também não há como chegar a um resultado fiel.

Na saúde mental, há imagens que não valem mais do que mil palavras, porque só elas podem expressar aquilo que cada um de nós sente. Por isso, no dia e mês da saúde mental, a Kindology lança a campanha “kind to all kinds” sob o mote “a imagem é inteligência artificial, o sofrimento é real”, fazendo-se acompanhar de quatro testemunhos.  

A Kindology nasceu em maio de 2023 por iniciativa de João Costa (CEO), Joana Namorado (Dir. Clínica e Psicóloga) e Susana Coerver (Head of Mkt), que juntaram psicólogos, terapeutas, pessoas inspiradoras, empresas na missão de tornar a saúde mental acessível a todos. 

Através da plataforma online é possível “pedir ajuda” e ter uma consulta gratuita, graças à solidariedade que envolve este projeto de saúde mental. Isto porque os profissionais/empresas podem optar por abdicar da sua margem ou oferecer uma consulta gratuita a cada cinco pagas.

Além disso, existe uma linha de merchandising, com t-shirts, bonés e sweatshirts, em que por cada €50 vendidos, €10 são revertidos para um banco de horas de consultas gratuitas. 

Há assim várias formas de contribuir para a saúde mental de alguém que, quem sabe, está a passar por uma situação semelhante àquela que cada imagem gerada através de IA não consegue descrever, apenas as palavras. 

"Cada vez que o telefone toca acho que são más notícias. Vivo em constante alerta sentido um perigo iminente e angústia no peito”, diz um dos testemunhos da campanha, com problemas de ansiedade.  

Na galeria mostramos as peças de roupa que fazem parte das formas de solidariedade deste projeto. 

Design e Artes

Este aparelho muda a vida de quem tem um iPhone

Com um simples aparelho podes evitar o teu maior pesadelo: avisos constantes sobre a falta de armazenamento no iPhone. Vê onde encontrar.

Nécessaire