Fotografia: reprodução filme "Once Upon a Time in Mexico"
Gourmet

Para provar o prato mais caro do mundo, pago um carro novo

A gastronomia mexicana costuma ser acessível e deliciarmo-nos com um taco até que sai barato - ou não!

Para surpresa de muitos, o prato mais caro do mundo integra uma ementa mexicana e parece ainda mais difícil de acreditar se dissermos que se trata de um taco que encontramos apenas no México, no restaurante Frida, no resort Grand Velas Los Cabos que dá nome ao prato. Mas fiquemos a conhecer a receita que faz com que esta iguaria seja tão cara que custe o mesmo que um carro novo.

 

Se quisermos provar o taco mais caro do mundo, vamos ter de pagar a preço de ouro, aliás, é com flocos de ouro que se faz a tortilha de milho que envolve o recheio. E, como seria de esperar, não é qualquer ingrediente que o compõe.

Feito de Kobe beef, uma carne de origem japonesa, mais precisamente da cidade Kobe, que é proveniente do corte do lombo do boi da raça wagyu. Além de raro, este bife é considerado o melhor do mundo. Se usamos a melhor carne, também temos de usar o melhor caviar. Beluga é um caviar conseguido, exclusivamente, da espécie rara esturjão-branco ou esturjão-beluga, que vive para os lados do Irão. As ovas são brancas e macias, parecem pérolas e dizem que o sabor é único.

Não ficamos por aqui e, a estas raridades, juntamos Black Truffle, ou trufa negra, que cresce apenas em países da Europa. Esta trufa é também conhecida como o “ouro negro” da cozinha, já que tem um aspeto e sabor únicos.

Ao taco, soma-se, ainda um molho exótico, queijo brie, camarões, Chipotle Morita, uma pimenta vermelha defumada e moída depois de seca, uma dose de tequilla Ley.925 ultra-premium (pelo nome, suspeito que nem preciso de explicar que é das boas) e, infelizmente, grãos de café Civeta. Digo infelizmente porque, para a produção deste café, faz-se uso das fezes de um animal altamente explorado, a civeta, muito encontrado em regiões da Indonésia.

Mas, afinal, quanto custa? 25 mil dólares, ou seja, pouco mais de 25 mil euros por um almoço sem vinho incluído. 

Design e Artes

Playlist Versa: Rock Britânico

Com a chegada do fim-de-semana chega uma playlist Versa.

Gourmet