Reprodução da série 'Sexo e a Cidade'
Design e Artes

Precisas de 20 mantas e 40 canecas? Marie Kondo portuguesa dá uma ajuda

Se sentes que não tens espaço para arrumar nada, está na altura de destralhar o que já não usas. A organizadora profissional Rafaela Garcez partilha dicas para manter a casa organizada.

A mudança de estação é a altura perfeita para destralhar e reorganizar a casa. Porquê? “Temos mais clareza daquilo que usámos e do que precisamos realmente manter”, explica Rafaela Garcez.

A organizadora profissional, que em 2019 rumou a Nova Iorque para aprender os segredos da organização com Marie Kondo, ensina como o podes fazer. “Depois de trancar na agenda os dias para fazê-lo, chegou o momento de passar à ação: primeiro começas por agrupar, num local só, todos os objetos da categoria que vais organizar.”

De seguida, “selecionas objeto a objeto, questionando se ainda usas, gostas e manténs apenas o que te é essencial. E, por último, identificas um local para guardar cada coisa que escolheres manter. Este local deve ser escolhido conforme a regularidade de uso e a tua rotina”.

Rafaela Garcez, organizadora profissional

Para uma organização digna de uma profissional, podes usar organizadores como caixas e cestos para ajudar a manter o que organizaste.

O que não deves manter

Esta é a principal dificuldade quando se inicia um processo de destralhar a casa: o que manter e o que destralhar. Rafaela Garcez dá algumas pistas. “Na mudança de estação, devemos ter mais atenção no destralhe de alguns objetos, como roupa danificada ou que não foi utilizada nos últimos seis meses, assim como produtos fora de validade, como protetores solares abertos há mais de um ano ou qualquer objeto que deixou de ser necessário ou de te trazer alegria”.

Mas não penses que és a única a sentir dificuldades em todo este processo. Falta de espaço, falta de tempo ou falta de estrutura são as principais dificuldades apontadas pelos clientes de Rafaela Garcez, que resume tudo de forma simplificada: “Na realidade, a falta de espaço são objetos a mais, a falta de tempo é definição de prioridades e a falta de estrutura, rapidamente se resolve com uma sessão comigo”.

A organizadora profissional defende que “casas organizadas são casas com o essencial de cada pessoa, com um local definido para cada objeto e uma rotina de manutenção diária. O melhor incentivo para manter a organização é identificar todas as desvantagens que a casa desorganizada traz e o que a organização vai trazer à tua vida: mais tempo, mais dinheiro, mais conforto e paz mental”.

O que deves guardar

Na altura de escolher o que deves manter em casa, Rafaela Garcez defende que “os bons investimentos são aqueles que usas, duram e fazem-te feliz. O que depende de pessoa para pessoa, das diferentes necessidades e das fases da vida”.

Uma excelente forma de perceber quais os objetos que deves investir é refletir quais é que usas diariamente e os que usas raramente, ou seja, “escolher investir nos que dás mais uso e evitar comprar objetos inúteis”.

Em termos práticos, que roupa usas verdadeiramente? “Precisas de uma cama, um sofá e uma mesa? Claro! Mas precisas de 20 mantas e 40 canecas? Talvez não. Ter tapetes e almofadas traz-te conforto e alegria? Se sim, vale o investimento. Não existem objetos ‘obrigatórios’ em todas as casas, existem objetos ‘obrigatórios’ para cada casa, que só conseguimos identificar depois de organizar, de dentro para fora”, destaca Rafaela Garcez.

 

Coolhunting

Não sabemos lidar com os novos sapatos feios que até Gigi Hadid usa

São feios e por isso desejados. A tendência "Ugly Shoe" não é fácil de perceber, nem de lidar quando olhamos para os novos sapatos feios.

Design e Artes