Fotografia: Pexels
Design e Artes

Pela tua saúde mental, toma nota destas dicas de arrumação

Vamos começar o ano com uma boa arrumação? A vontade pode não ser muita, mas traz benefícios para a saúde mental e bem estar.

Estaríamos a mentir se disséssemos que nunca chegámos ao final da semana com uma pilha de roupa na cadeira do quarto, para onde olhamos diariamente sem coragem de a arrumar. Mas o que não sabíamos é que este gesto, aparentemente insignificante, pode ter impacto na nossa saúde mental.

Isto porque, de acordo com alguns estudos, viver em espaços desorganizados e caóticos pode distrair-nos, sobrecarregar-nos, afetar o nosso humor e até a qualidade do nosso sono. Pode também ser causa e consequência de stress, gerando ansiedade e convidando o caos a instalar-se no nosso quotidiano.

Um estudo do Instituto de Neurociência de Princeton vai mais longe e diz até que pode afetar a nossa saúde física com dores de cabeça, dores de estômago e até fadiga. Por isso, está na hora de por mãos à obra e começar a arrumar.

Eis algumas dicas simples que podem fazer diferença no dia a dia:

- usar cestos, caixas e outros recipientes, específicos ou multifuncionais, para arrumar pequenos objetos, para que não fiquem espalhados;

- esconder fios e cabos para eliminar ruído visual;

- fazer uma limpeza ao guarda roupa. oferecer, doar ou reciclar peças mais antigas ou que já não se use tanto;

- criar soluções originais e caseiras para a arrumação, porque, para além do bem-estar, proporcionam a satisfação de o termos feito com as nossas próprias mãos.

Depois da casa arrumada, esperamos pelos benefícios. Segundo a Fundação Nacional do Sono, as pessoas que fazem a camas têm 19% mais probabilidades de ter uma boa noite de sono. Já o estudo de Princeton diz que uma casa arrumada proporciona menos distrações e mais estabilidade mental.

Além disso, arrumar ajuda a reduzir o stress, a organizar ideias e a poupar tempo e dinheiro, já que não se perde tempo a encontrar o que se procura, porque tudo estará no seu lugar e em bom estado.

Design e Artes

Cinco tendências de decoração que vão entrar em tua casa em 2024

No que toca a cores, era de esperar que a cor Pantone de 2024 influenciasse a decoração, mas nada mais era de prever nestas cinco tendências.

Design e Artes