Conselhos para meu eu quando jovem| Fotografia: Cássio Markowski/SPA
Design e Artes

Cássio Markowski vence Sovereign Portuguese Art Prize 2023

  • 11 dez 2023, 00:33
Redação

Esta é a segunda edição do prémio que celebra as obras de artistas residentes em Portugal e na diáspora.

Cássio Markowski é o vencedor do Sovereign Portuguese Art Prize 2023, tendo lhe sido atribuído um prémio de €25.000 , pela sua obra, Conselhos para meu eu quando jovem, de 2022, que retrata as relações familiares, as suas influências e contradições dentro da construção cultural do Brasil. Suscitando um ato de resistência, o artista reflete sobre a ideia da infância, de masculinidade e de identidade nacional.

Além do carácter filantrópico deste prémio, cuja venda das obras será destinada a apoiar crianças desfavorecidas, esta distinção também contribui como plataforma de visibilidade para trabalhos artísticos que a partir de uma ética e uma estética contemporânea possam chegar a mais pessoas. Cássio Markowski foi nomeado por Howard Bilton, Fundador e Presidente da Sovereign Art Foundation (SAF).

A exposição dos finalistas na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa (28 de novembro a 16 de dezembro), convida os visitantes a votar na sua obra finalista favorita para determinar o vencedor de um prémio de dois mil euros do Prémio do Público, que será anunciado no final da exposição. Todas as obras pré-selecionadas, exceto a vencedora do Grande Prémio, estão disponíveis para compra imediata, com preços que variam entre os €2.500 e os 20.000, cujos valores reverterão para os programas de artes da SAF em benefício de crianças desfavorecidas em Portugal.

As receitas de cada obra serão divididas em partes iguais entre o artista e o programa de beneficência, oferecendo aos apoiantes uma oportunidade de se envolverem no mundo da arte contemporânea e adquirirem obras de arte relevantes e com qualidade para investimento, apoiando simultaneamente uma iniciativa local significativa e socialmente responsável.

Evasão

Dormir na Avenida da Liberdade entre o charme da tradição

O Heritage Avenida Liberdade Hotel acaba de ser renovado, mantendo todo o charme do passado, mas numa experiência contemporânea.

Design e Artes