Silvio Berlusconi | Fotografia: Emanuele Cremaschi/Getty Images
Design e Artes

Berlusconi: a casa e o iate de milhões que vendeu no final de vida

O antigo primeiro-ministro italiano morreu esta segunda-feira aos 86 anos. Recordamos algumas das polémicas e propriedades de luxo que teve ao longo da vida.

Silvio Berlusconi morreu esta segunda-feira aos 86 anos, em Milão. O antigo primeiro-ministro italiano, cargo que ocupou por três vezes, foi uma das figuras mais marcantes da vida política e social do país nas últimas décadas.

Um dos escândalos mais marcantes em que esteve envolvido foram as festas Bunga-Bunga, quando a imprensa italiana revelou que o político realizava festas eróticas na sua casa em Milão, fazendo-se acompanhar por mulheres dava dinheiro em troca de relações sexuais. 

Além dos escândalos políticos e sociais, Berlusconi era conhecido pelos gostos requintados. Recordamos aqui alguns dos bens e propriedades que pertenceram ao político italiano, como o iate Morning Glory, que comprou a Rupert Murdoch em 1999, e que vendeu em 2021 por cerca de 12 milhões de euros.

Ou a Villa Certosa, uma casa localizada na Sardenha, que foi vendida em 2015 à família real saudita por 500 milhões de euros. A mansão tinha um terreno composto por 4.500m2, sendo composta por três casas com 68 quartos, dispondo ainda de um lago com dois hectares, cinco piscinas e 100 esculturas.

Uma das características mais singulares da propriedade foi o facto de Berlusconi ter mandado construir um anfiteatro junto ao mar com capacidade para 300 pessoas e um túnel, subterrâneo que desemboca numa praia.

Design e Artes

O que junta a reconhecida fotógrafa Annie Leibovitz à Ikea?

A Ikea criou um programa de mentoria que será conduzido pela fotógrafa Annie Leibovitz em parceria com a Ikea. É aberto a fotógrafos emergentes entre os 18 e os 25 anos.

Design e Artes