Se pensavas que um carro voador era coisa de filme, prepara-te para que as próximas viagens sejam feitas pelos céus e com muito menos trânsito.
Já aqui tínhamos falado sobre o Model A, da Alef Aeronautic quando este era apenas um protótipo em fase de testes. Agora, esse mesmo modelo totalmente elétrico, que tanto pode ser conduzido em terra como pilotado no ar, acaba de ser aprovado pela Federal Aviation Administration (FAA).
Este é o primeiro veículo do género a receber uma certificação da FAA para poder voar e viajar nas estradas, mas não é a primeira aeronave de descolagem e aterragem totalmente elétrica.
A FAA afirma que há outros veículos deste tipo que já tinham obtido um certificado de aeronavegabilidade especial, mas a Alef Aeronautic explica que o seu veículo é diferente de todos os outros, devido à sua capacidade de funcionar tanto na estrada como no ar, ou seja, é um carro normal que se estaciona como qualquer outro… só que também voa.
Este certificado dá luz verde ao primeiro carro voador que pode ser teu mediante uma pré-encomenda disponível no site da empresa norte-americana. Mas, antes de o fazeres, fica a conhecer mais detalhes sobre o que te espera.
A começar pelo preço, o Model A pode vir a custar cerca de 300 mil dólares (275 mil euros) e tem a capacidade para um ou dois ocupantes, com uma autonomia de 320 quilómetros em terra e de 177 quilómetros no ar.