Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Viver numa casa 3D já é possível e sai mais barato do que imaginas

Empresa portuguesa Havelar construiu a primeira casa 3D em Portugal, que demorou cerca de duas semanas a ser construída.

Comprar casa hoje em dia é um desafio e, como tal, têm surgido métodos inovadores de construção de casas para dar resposta à elevada procura do mercado.

A construção de casas em 3D já é uma realidade no estrangeiro e chega agora a Portugal através da Havelar, uma empresa nacional que estabaleceu um acordo com a Cobod, uma entidade internacional líder na indústria 3D. 

A primeira casa 3D construída em Portugal é um t2 com 90 metros quadrados, com paredes de betão que demoraram 18 horas a serem impressas. A colocação de cobertura, portas, janelas, cozinha e casa de banho demorou cerca de duas semanas. 

Este prazo de construção traduz-se num aumento de 70% na rapidez de construção face aos métodos tradicionais. Uma casa impressa em 3D tem um custo estimado de 150 mil euros. 

Para o futuro, a Havelar pretende estabelecer parcerias com promotores imobiliários, autarquias e proprietários de terrenos para construir em escala estas casas 3D, tendo já concretizado um investimento de 5 milhões de euros para a aquisição de uma impressora que permitirá construir 50 habitações 3D por ano.

Nécessaire

Unhas: nunca estas 21 ideias tiveram tão na moda como agora

Não penses mais como vão ser as tuas próximas unhas. Aproveita a moda do momento e não. Mostramos 21 ideias primaveris que não esquecem a Páscoa.

Design e Artes