Juliette Binoch como Coco Chanel em The New Look | Fotografia: DR
Design e Artes

Esta nova série conta a ligação de Chanel aos nazis

The New Look conta a história de Coco Chanel e Christian Dior durante os anos da ocupação alemã em Paris.

Coco Chanel é um dos grandes nomes da moda, mas a história já provou que a estilista colaborou com o regime nazi durante a ocupação de França. Agora, na nova série The New Look, são reveladas algumas informações que sugerem que Coco Chanel pode também ter ajudado a Resistência Francesa a combater os nazis.

Em The New Look, a nova série da Apple TV+ sobre a ascensão de Christian Dior no mundo da moda, é explorada a relação de  Coco Chanel e Dior e com o regime de Hitler.

A série revela que, durante a Segunda Guerra Mundial , Dior desenhou várias peças para os nazis e que usava o dinheiro que recebia para apoiar a irmã, Catherine, que integrava a Resistência. Catherine Dior, dá a conhecer a série que conta com a participação de Nuno Lopes, acabou por ser presa pelos nazis. 

Em The New Look, Chanel, que é interpretada por Juliette Binoche, tem um romance com Hans Günther von Dincklage, um agente nazi. Rhonda Garelick, uma das biógrafas de Chanel, escreveu no seu livro de 2014, Mademoiselle: Coco Chanel and the Pulse of History que a estilista provavelmente acreditava na causa nazi e que era motivada por sentimentos de antissemitismo e de conveniência pessoal. 

Justine Picardie, autora da biografia Miss Dior, sobre Catherine Dior, e de Coco Chanel: A Vida e a Lenda, defende que Chanel se identificava com os valores da liberdade, apesar das suas ligações aos nazis. Na série, Chanel colabora com os nazis de forma relutante, de forma a conseguir libertar o sobrinho de um campo de prisioneiros alemão, mas na vida real há historiadores que defendem que a estilistas ganhou afinidades com o regime.

A série é assinada por Todd A Kessler, conhecido por ter produzido a segunda e terceira temporadas de The Sopranos e por ter escrito vários episódios. O nome da série vem da primeira coleção de Dior para a sua própria casa de moda, que foi lançada em 1947, mas a série começa em Paris em 1955. Chanel (Juliette Binoche), que fechou o seu salão no início da guerra, regressou à cidade depois de viver no exílio durante oito anos.  Dior (Ben Mendelsohn), entretanto, está prestes a ser homenageado na Sorbonne. É o primeiro designer de moda a discursar nessa instituição perante uma plateia de estudantes de que entoam o seu nome como se se tratasse de uma estrela de rock. 

Para saberes mais, resta ver os episódios que são lançados semanalmente na Apple TV+.

Coolhunting

Este sobretudo da Mango esgotou rápido, mas há outro em vista

Esgotou (demasiado) rápido, mas a luta por este sobretudo da Mango ainda não está perdida.

Design e Artes