Viúva Lamego x Miguel Saraiva
Design e Artes

Os novos azulejos Viúva Lamego jogam com as sombras e geometria

A nova coleção da fábrica atelier centenária resultou de uma parceria com o arquiteto Miguel Saraiva. Os três modelos de azulejos desenvolvidos têm três formas geométricas distintas.

A histórica fábrica-atelier de azulejos Viúva Lamego convidou o arquiteto Miguel Saraiva para uma nova colaboração que foi apresentada na Design Week de Milão, que terminou no passado dia 23 de abril. 

A nova coleção desenvolvida com o CEO do atelier Saraiva & Associados criou três modelos de azulejos disponíveis em duas cores – verde e branco–  triangulares, quadrangulares e circulares, com dois tamanhos distintos (14x14cm e 10x10cm).

Para o arquiteto, a sombra e a composição das formas, criará fachadas dinâmicas exteriores dependendo da orientação solar, resultando num “perpétuo jogo de sombras e, ao mesmo tempo, uma ode à geometria e respetiva intemporalidade”, refere um comunicado.

“Senti a necessidade de desenvolver esta peça também para trazer algo de diferenciador ao meu desenho e à minha arquitetura. Há sempre esse desejo de personalizar para lá da forma e da geometria dos nossos objetos e dos nossos edifícios”, afirma o arquiteto, citado no mesmo comunicado. 

Fundada em 1849, a Viúva Lamego tem cultivado uma relação especial com artistas e arquitetos de renome nacional e internacional – desde 1930, por exemplo, que a Viúva Lamego promove a realização de residências artísticas, também conhecidas como “casulos”, que puseram nomes conhecidos do panorama artístico a trabalhar lado a lado com os artesãos da fábrica que também é um atelier industrial.

Coolhunting

Vestidos com efeito barriga lisa existem, da H&M à Prada

E se para ter uma barriga mais lisa bastar usar um vestido? Não é milagre, é o drapeado dos vestidos que podes encontrar na H&M ou na Prada.

Design e Artes