No Dia da Mulher, a Betclic e a Shutterstock Studios debruçam-se sobre o tema da falta de diversidade na representação de mulheres negras a surfar nos grandes bancos de imagem mundiais.
É para contrariar este sintoma de um problema maior que nasce a campanha Surfing Through the Odds, a primeira coleção de mulheres negras a surfar num grande banco de imagens comerciais.
A produção da coleção contou com a parceria da Soma Surf, uma ONG que está a mudar a vida de centenas de raparigas em São Tomé através da surf terapia. Criada por Francisca Sequeira em 2020, a Soma aposta no empoderamento feminino através da prática do surf num dos países mais pobres do mundo, onde pouco mais de 30% das raparigas acabam o ensino secundário. Desde que foi fundada, mais de 90 raparigas já passaram pela Soma, incluindo Maura, de 13 anos, a primeira campeã de surf feminino de São Tomé.
Esta coleção é composta por mais de 100 fotografias e 33 vídeos, todas produzidas por estudantes da Soma, e estão disponíveis na Shutterstock, tendo atraído compradores de mais de 35 países. Parte da receita das vendas das imagens revertem diretamente para a Soma, ajudando a financiar o projeto.
Foi ainda produzido um documentário que conta o dia a dia das surfistas de São Tomé, realizado por Ana-Filipa Domingues.