Espelhos | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Porque são os espelhos tão importantes nesta fase da vida?

Há uma fase da vida em que os espelhos assumem um papel fundamental, mas as funções não se esgotam aí. Descobre quando e onde deves ou não colocá-los.

Em qualquer casa há sempre pelo menos um espelho, nos mais variados formatos, seja na entrada ou na casa de banho. Usamo-los para nos vermos ou apenas para decorar a casa, mas há muitas mais funções. Uma delas revela-se quando são colocados nos quartos das crianças. 

“Já há algum tempo que são recomendados, uma vez que a sua colocação terá como objetivo que a criança possa ver o seu reflexo, reconhecer-se e ter consciência dos seus próprios movimentos”, diz à Versa Carolina Calvo, responsável de decoração e styling da marca Banak.  

Os espelhos revelam-se assim particularmente importantes para o desenvolvimento nesta fase da vida, mas é claro que depois da infância podem, e devem, continuar a fazer parte da decoração das nossas casas, desta feita de forma a otimizar outros espaços.  

A função mágica de um espelho  

Duas das grandes vantagens dos espelhos é a maior luminosidade e dinamismo que conferem aos espaços, bem como dimensão. Isto porque, independentemente do tipo, os espelhos funcionam como uma ilusão de ótica.  

“Todos eles têm a capacidade de aumentar o tamanho da divisão, porque enganam a visão humana, são capazes de criar janelas onde não existem”, refere Carolina Calvo.

Se o objetivo é então dar perceção de que uma divisão é maior do que o é na realidade, quanto maior o espelho, melhor. Mas a especialista ressalva que é sempre preferível “concentrarmo-nos na disposição de um móvel, em vez de criar jogos de composição, que acabam por perder a intenção principal que queremos alcançar”. 

Quartos: onde colocar um espelho 

É raro o quarto que não tem um espelho, às vezes até escondido atrás da porta. No entanto, há outros sítios onde pode ser mais vantajoso.  

Por exemplo, junto a um móvel, uma vez que “vai permitir dar mais relevância aos objetos decorativos que nele estiverem, como, por exemplo, um ramo de flores, velas, entre outros", refere a responsável de styling da Banak. 

E onde nunca colocar?  

Perto das mesas de convívio.  

“As mesas de convívio ficam mesmo ao nível dos olhos, o que faz com que a concentração dos convidados se disperse, porque inconscientemente tendemos a olhar uns para os outros”, remata.

Coolhunting

Catarina Gouveia ou Mia Rose? O look favorito faz-se com esta roupa

É na Stefanel que encontramos as peças de roupa que precisávamos para recriar os visuais de Mia Rose ou de Catarina Gouveia.

Design e Artes