Tendências de decoração Banak
Design e Artes

Especialista revela a grande tendência de decoração desta estação

O outono pode já ter começado, mas ainda vais a tempo de seguir as tendências de decoração das estações frias. Uma especialista revela qual a principal.

Podemos não mudar por completo a decoração de casa a cada nova estação, mas um pequeno apontamento pode ser suficiente para estar dentro das tendências. No caso do outono/inverno, com exceção da decoração típica da quadra de Natal (que quanto mais cedo, melhor), há alguns conceitos que deves manter até ao final do inverno.

Antes de os nomearmos, há que esclarecer a preferência atual numa visão de decoração mais ampla: maximalismo ou minimalismo? em qual devemos apostar?  

"O maximalismo está a inverter-se e cada vez mais tendemos a conseguir um espaço simples e funcional”, diz à Versa Carolina Calvo, responsável de decoração e styling da Banak.  

Uma vez esclarecida esta questão, é então altura de conhecer a grande tendência deste outono/inverno: a CraftCore

“A nova tendência é a CraftCore, que, no fundo, é uma ode às peças artesanais, feitas à mão a partir de materiais naturais, sustentáveis e com estilo”, aponta Carolina Calvo.  

Nesta tendência há uma grande presença da década de 70, que se alinha com a "intencionalidade de transformação”. Podemos identificar este tipo de decoração através de painéis de madeira e outros elementos em madeira de cor natural, e pelo uso de tons da selva combinados com terracotas e azuis ou com "a cor por excelência deste novo ano”: o vermelho framboesa. 

Outra tendência segue de mãos dadas com uma preocupação de longa data: a ecologia e a sustentabilidade.  

"As pessoas procuram alternativas sustentáveis para reduzir a sua pegada ecológica. Esta consciência reflete-se numa procura crescente de produtos amigos do ambiente e num desejo de reduzir os desperdícios. O Retrofuturismo é uma tendência que mistura na perfeição o ontem com o amanhã. Ou seja, é um movimento decorativo que mistura as últimas tecnologias com elementos retro ou vintage, criando espaços inspiradores ou nostálgicos”, anota a styling da Banak.   

Artigos em segunda mão alinham-se com esta tendência, seja através de peças com as texturas dos anos 70 que estão de volta, seja de outras recicladas, com cores vivas ou linhas extravagantes.  

E, no caso da Banak, que peças nos permitem aderir às tendências e são imprescindíveis nas estações mais frias?  

Carolina Calvo sugere mantas para o sofá, “que proporcionam calor e aconchego”; tapetes e almofadas, que "contribuem para uma sensação de calor”; os sofás modulares da Banak, "que se adaptam às necessidades do espaço”; e ainda aquecedores ou lareiras, não só pela funcionalidade, como por elevarem “o ambiente a um nível de conforto superior".  

Design e Artes

Maior exposição imersiva de Salvador Dalí chegou a Lisboa

'Dalí Cybernetics' mostra, numa experiência imersiva, mais de 150 dos seus quadros mais emblemáticos.

Design e Artes