Exposição Dalí Cybernetics
Design e Artes

Maior exposição imersiva de Salvador Dalí chegou a Lisboa

'Dalí Cybernetics' mostra, numa experiência imersiva, mais de 150 dos seus quadros mais emblemáticos.

Salvador Dalí continua a ser um dos artistas mais reconhecidos mundialmente e Lisboa é agora o palco da maior exposição imersiva sobre o universo do pintor espanhol. Desenvolvida com o apoio da Fundação Gala – Salvador Dalí, a exposição Dalí Cybernetics está desde 9 de novembro patente na Immersivus Gallery, um espaço expositivo localizado no Museu da Água, no Reservatório da Mãe d’Água, mostrando mais de 150 dos seus quadros mais emblemáticos. 

A partir de projeções de grande formato, instalações interativas, hologramas e realidade virtual, é possível descobrir os elementos centrais da obra de Dalí. Na viagem imersiva é possível explorar a relação de Dalí com a ciência e a tecnologia, trabalhando a arte digital, a cibernética e a terceira e quarta dimensões, vivenciar uma experiência interativa dedicada aos campos científicos que explorou ao longo da sua vida ou experienciar o seu imaginário através de uma instalação de realidade virtual.

O último, e mais impressionante, momento da exposição decorre no coração do Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras, onde os visitantes mergulham numa viagem totalmente imersiva de 30 minutos pela sua vida e obra através das suas experiências científicas. Segundo Jordi Sellas i Ferrés, Diretor Partner da Layers of Reality (IDEAL Barcelona) e Diretor Criativo da exposição, “Dalí Cybernetics é uma visita emocionante às obras mais famosas de Salvador Dalí a partir de uma perspetiva completamente nova, e uma experiência imersiva de vanguarda baseada em universos paralelos, física quântica, quarta dimensão, ótica, geometria sagrada e sequenciação de ADN, tal como interpretada por Dalí através das suas obras.”, pode ler-se num comunicado. 

Edoardo Canessa, produtor-executivo do ateliê OCUBO e da exposição em Portugal, afirma que “esta é uma oportunidade única para mergulhar nas obras de Dalí e compreender, de uma forma muito próxima e impactante, a simbologia, o significado e o pensamento que se escondem por detrás delas. É uma experiência pedagógica que abre novas possibilidades, novas perspetivas, e onde é possível ampliar a forma de ver, conhecer e compreender Dalí, através do recurso a tecnologias que ele mesmo previu, como, por exemplo, a inteligência artificial”. 

Dalí Cybernetics pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 16h30 e as 19h, e os bilhetes custam entre €8 e €15.

Design e Artes

A decoração da tua casa fica a ganhar se não fizeres isto às mantas

Como pode uma manta aconchegar o corpo e até a decoração de casa? Descobre com esta dica de decoração do TikTok.

Design e Artes