Fotografia: Epson
Design e Artes

Novo estudo diz-te porque deves imprimir as fotografias do telemóvel

Um novo estudo revela o impacto positivo das fotografias impressas em casa durante a infância.

Um novo estudo da Epson revelou o impacto emocional positivo da exposição de fotografias de família em casa, com nove em cada 10 (91%) pais a concordarem que as fotografias de família em casa ajudam as crianças a desenvolver um forte sentido de pertença e de lugar no mundo que as rodeia.

De acordo com este estudo, a popularidade da fotografia digital e da partilha instantânea de fotografias nas redes sociais significa que mais de um terço das pessoas não tem fotografias de família ou de amigos nas paredes de casa.

Em contrapartida, estima-se que os pais têm, em média, mais de 1000 fotografias de memórias familiares guardadas em telemóveis e tablets, a maioria das quais nunca vê a luz do dia e apenas 2% das quais são impressas ou expostas em casa.

Leanne Hall, psicóloga clínica, afirma que ter fotografias impressas em casa é essencial para ajudar a estabelecer um sentido de identidade durante a infância e memórias positivas dos primeiros anos: “Quando as crianças vêem uma fotografia delas próprias, isso mostra-lhes que quem cuida delas as vê como uma parte valiosa e especial da família. O facto de se verem com os seus amigos e familiares nas fotografias também as ajuda a desenvolver um sentimento de ter um lugar no mundo, a partir do qual a sua própria identidade pessoal é frequentemente formada".

"Além disso, as fotografias impressas são excelentes ferramentas de aprendizagem, uma vez que tanto os adultos como as crianças podem olhar para as fotografias em conjunto e construir histórias e memórias através da linguagem, o que reforça as ligações. Quanto mais as crianças interagem com fotografias impressas, mais oportunidades têm de recordar experiências importantes que as ajudarão a processar, ordenar e recuperar informações", explica.

"O mesmo não se pode dizer das fotografias digitais, uma vez que o processo de percorrer as fotografias é muito mais rápido, o que significa que obtemos menos informação, os pormenores podem perder-se e muitas fotografias são tiradas e depois esquecidas, o que, infelizmente, pode significar que os nossos filhos também se esquecem de certas experiências”, acrescenta.

E, para quem não se quer deslocar a uma loja para imprimir fotografias, já existem várias opções para as retirar diretamente do telemóvel, como a Epson EcoTank, com autonomia para 2300 fotografias com um único conjunto de garrafas de tinta de recarga, ou esta novidade do Lidl.

Coolhunting

O que tens de saber sobre o fim do glitter na União Europeia

O glitter vai mesmo acabar? O que é feito à base de alumínio e de plástico, sim.

Design e Artes