Here, The Doors Don't Know Me © Mohamed Mahdy
Design e Artes

Estas são as imagens finalistas do World Press Photo

A guerra na Ucrânia, a tomada de poder do regime Talibã ou as consequências da crise climática são algumas das imagens que resumem o que marcou o mundo em 2022.

Os vencedores só são conhecidos a 20 de abril, mas a organização do World Press Photo, o maior concurso do mundo dedicado ao fotojornalismo e à fotografia documental, já deu a conhecer as imagens selecionadas para avançarem para a fase final do concurso. 

Dividido pelas regiões de África, Europa, Ásia, América Central e do Norte, América do Sul e Sudoeste Asiático e Oceania, das 60.448 fotografias submetidas por 3.752 fotógrafos, foram premiados 24 vencedores regionais e atribuídas seis menções honrosas. As categorias vão das fotografias singulares aos projetos de longo-termo, passando pelo formato aberto ou pelas histórias.

A guerra na Ucrânia, a subida ao poder do regime Talibã no Afeganistão ou os efeitos das alterações climáticas e ambientais, como um derramamento de petróleo na costa do Peru, ou as manifestações pelos direitos das mulheres no Irão são algumas das fotografias que melhoram retratam o ano de 2022, afirmou o presidente do juro, Brent Lewis, editor de fotografia do New York Times e co-fundador da Diversify Photo.

A exposição com os vencedores globais do World Press Photo abre ao público a 22 de abril, passando depois por 60 cidades em todo o mundo. A passagem da exposição por Lisboa ainda não foi confirmada.

Vê alguns dos trabalhos selecionados para a fase final do concurso na galeria.

 

Coolhunting

Lei obriga ‘influencers’ a serem honestos: é o fim dos filtros?

Uma nova lei em França visa o flagelo das imagens “irreais” que abundam as redes sociais. A medida até ainda mais longe, mas ainda assim não alegra todos.

Design e Artes