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“Desinfluência”: é o fim dos digital influencers como os conhecemos?

Uma nova tendência sugere um novo conceito de ‘digital influencer’. Mas o que traz de novo esta abordagem?

“Deinfluencing”, ou “Desinfluência” na tradução literal, é a tendência que chega agora ao TikTok e que desafia à publicação de conteúdos mais honestos, nos quais se fala sobre os produtos que não se gosta, sugerindo alternativas dos mesmos.

É um comportamento atípico para a maioria dos influencers como os conhecemos, já que se espera que estes apenas falem bem dos produtos que anunciam. Afinal, não é para isso que as marcas lhes pagam? E este comportamento não leva a alienação de potenciais novas marcas?

Ainda que se estranhe esta nova abordagem, ela já existia e talvez fosse o conceito mais digno para quem quer influenciar os utilizadores, já que reforça a credibilidade do que se diz. Além disso, a Gen-Z e os millenials tendem a rejeitar a ideia de consumo excessivo e a questionar mais as ditas "publicidades enganosas", muitas vezes disfarçadas pelas vozes dos digital influencers.

 

Com foco na área da beleza e no mundo da moda, esta abordagem traz ainda uma nova visão que contraria o consumo desenfreado, já que se dispõem a dizer “o que não comprar”. Ou seja, se antes seguíamos os influenciadores das redes sociais para sabermos quais os produtos que funcionam e quais os que devíamos experimentar, agora acabamos a poupar dinheiro com novas dicas (isto, se ainda acreditarmos no que dizem).

De qualquer forma, numa era em que as redes sociais se vestem de filtros e incentivam à imagem de uma perfeição irreal, faz sempre falta alguma honestidade.

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