Vienna Opera Ball 2023 | Gisela Schober, Getty
Design e Artes

O célebre evento de elite que proíbe tatuagens, cabelo pintado e não só

Promove o luxo, a elegância e vive de aparências. A tradição de um baile elitista que sobrevive até aos dias de hoje com um 'dress code' rigoroso.

O Baile da Ópera de Viena é um evento austríaco que se realiza todos os anos e que apenas conta com figuras de prestígio, ou de elite, entre os convidados. Esta nata da sociedade já contou com nomes soantes na música, como os tenores líricos José Carreras e Ramón Vargas, ou figuras de prestígio, como Sophia Loren, e celebridades como Paris Hilton, Carmen Electra ou Pamela Anderson. E Jane Fonda marcou presença este ano.

É um evento conhecido no mundo inteiro e uma tradição que se mantém desde o século XIX na Áustria. A alta-sociedade reúne-se na quinta-feira anterior à Quarta-Feira de Cinzas na ópera Estatal de Viena e é no salão onde se dança ao som de música clássica, nos estilos valsa, swing e foxtrot. O espaço é transformado e adornado com toda a pompa e circunstância.

Aliás, um comité de mais de 150 pessoas organiza este baile que, mais do que uma festa, é uma ação de promoção ao convívio “de prestigio”, com cerca de 3 mil pessoas presentes. Um luxo repleto de armadilhas sociais, já que aqui se respira sofisticação e qualquer coisa que fuja ao que se convencionou de requinte certamente não será bem vista. De qualquer forma, há sempre artistas internacionais convidados para proporcionar alguma descontração ao ambiente.

Antes de desfrutarem da festa, os convidados são sempre recebidos com a cerimónia de abertura realizada pelo Vienna State Opera Ballet, que dá o primeiro compasso de dança para o resto da noite.

Parece um evento de outros tempos, no qual certamente não falta requinte (e alguma prepotência), que acaba por pautar o dress code do evento. As mulheres vestem vestido longos e os seus colares devem ser delicados, de preferência, de pérolas, e relógios de pulso são proibidos. Já os homens não entram sem sapatos de pele, laço branco ou capa preta, mas isto não é tudo.

As rigorosas regras de vestuário contemplam ainda a estrita proibição de tatuagens visíveis e cores de cabelo arrojadas.

Por isso, voltando aos artistas internacionais convidados, talvez a lista seja bem reduzida. Já que um Post Malone não terá como esconder as tatuagens e Billie Elish teria de aceitar a cor natural do cabelo.

Coolhunting

Footwearology: eis o que vais calçar no futuro

Na MICAM em Milão, uma das mais importantes feiras de calçado do mundo, a VERSA foi à procura das tendências e diz-te o que vamos calçar no futuro.

Design e Artes