Mariah Carey | Fotografia: Gilbert Flores/Penske Media via Getty Images
Design e Artes

A infeliz história por detrás de 'All I Want for Christmas Is You'

Mariah Carey está a ser processada por causa de 'All I Want for Christmas Is You'... outra vez.

All I Want for Christmas Is You está a preparar-se para voltar a dominar as tabelas nesta época natalícia, tal como tem feito há vários anos consecutivos. Um especialista prevê que em breve ultrapasse os 100 milhões de dólares em receitas, e até o toque de telemóvel já rendeu milhões.

No entanto, a história por detrás desta música não é assim tão alegre e natalícia. Isto porque os autores de uma outra canção com o mesmo título processaram os co-autores Mariah Carey e Walter Afanasieff, pedindo 20 milhões de dólares de indemnização.

Numa entrevista a um podcast, no ano passado, o produtor e compositor Afanasieff contou que grande parte do trabalho de criação da música foi feito por ele e por Mariah Carey, numa casa alugada no verão de 1994. Explicou que pegou num piano e lançou ideias melódicas, às quais a cantora respondia com letras. Só mais tarde é que Carey completou a letra e Afanasieff gravou todos os instrumentos.

Depois as coisas complicaram-se. Na altura, Mariah Carey era casada com Tommy Mottola, diretor da Sony Music. Separaram-se em 1997 e a sua relação com Afanasieff, que continuava a trabalhar para Mottola, tornou-se vítima desse casamento falhado. O compositor disse que só se falaram uma vez em mais de 20 anos e que as suas contribuições foram retiradas dos relatos da cantora sobre a criação da canção.

Mas os dramas não se ficam por aqui. No mês passado, outros compositores, Andy Stone e Troy Powers, processaram Carey e Afanasieff no tribunal federal da Califórnia e pediram uma indemnização de 20 milhões dólares por violação de direitos de autor, citando a sua própria música country de 1989 All I Want for Christmas Is You.

A música tem um tema semelhante, com um narrador a desejar um interesse amoroso antes do conforto do Natal. Os autores citam uma "probabilidade esmagadora" de Carey e Afanasieff terem ouvido a canção.

A canção de Andy Stone também esteve nas tabelas da Billboard durante anos e chegou a ser tocada pela sus banda Vince Vance and the Valiants durante uma atuação na Casa Branca na primavera de 1994 - o mesmo ano em que a canção de Carey foi lançada.

 

 

A ação judicial, a que a NBC News teve acesso, alega que Carey copiou a "estrutura composicional de uma comparação estendida entre um ente querido e as armadilhas do luxo sazonal, e ainda inclui várias frases líricas dos Requerentes".

No entanto, e segundo Joe Bennett, musicólogo e professor no Berklee College of Music, esta disputa não faz muito sentido porque não só as músicas têm semelhanças musicais, como existem mais canções que podem ser confundidas com a de Mariah Carey porque têm titulos semelhantes, como You're All I Want for Christmas de Bing Crosby, All I Want for Christmas Is You de Carla Thomas ou All I Want for Christmas, Dear, Is You de Buck Owens.

Não é a primeira vez que Andy Stone abre um processo judicial contra a pretensiosa “Rainha do Natal”, mas aguardamos para ver qual o desfecho desta segunda tentativa.

Ouve aqui a música de Mariah Carey:

 

 

Gourmet

Mais excêntrico do que as cuecas Prada de Beyoncé... é o vinho

O look é digno de nota, mas isso já é hábito em Beyoncé. Por isso mesmo, falemos dos vinhos excêntricos que estiveram presentes no jantar da artista.

Design e Artes