Mesa de jantar | Fotografia: Pexels
Design e Artes

Kotatsu: a mesa japonesa que transforma os jantares de inverno

Tudo começou com cozinhados a carvão e passou para uma forma de aquecimento. Conhece as mesas japonesas que os ocidentais também gostariam de ter.

Estar em casa no sofá sem uma manta ou um aquecedor aceso torna-se difícil no inverno e é particularmente doloroso quando na hora das refeições temos de passar para as cadeiras frias em volta da mesa alta. Mas isto só acontece porque ainda não conheces a kotatsu

Este nome tem origem na cultura japonesa e diz respeito a uma mesa tradicional que foi evoluindo ao longo dos tempos. Antes de ter este nome, surgiu uma versão conhecida como irori, uma lareira aquecida a carvão usada para cozinhar, em redor da qual era colocada uma colcha pesada para cobrir os assentos e aquecer as refeições. Mais tarde, o carvão passou a ser colocado num pote de barro transportável e é aí surge o nome kotatsu, que no século XX sofre uma nova mudança e troca o carvão por um aquecimento elétrico ligado à estrutura da mesa.  

Kotatsu é assim nada mais do que uma mesa tradicional japonesa de refeição com aquecimento no centro, que pode já não servir para cozinhar, mas torna mais cozy uma qualquer refeição e acaba até por juntar a família ou amigos em redor da mesa.  

Derivando de uma tradição japonesa, não é fácil encontrar mesas com este sistema em qualquer país, mas a Amazon tem algumas opções das mesas kotatsu para fazer jantares noite dentro neste inverno. 

Nécessaire

Começa 2024 a aprender com estes centenários como viver mais anos

Entrámos num novo ano, mas a seguir a este pretendemos viver muitos mais e, se possível, para lá dos 100 anos. Para tal, nada como aprender com quem já lá chegou.

Design e Artes