Reprodução do filme "Sozinho em casa"
Design e Artes

Pela tua saúde, tem atenção a esta decoração de Natal

Certas decorações de Natal podem estar a tirar-te o sono, alerta especialista.

Sabemos que a época natalícia começou quando surgem luzes de Natal um pouco por todo o lado e as casas e as ruas ganham uma nova iluminação.

As luzes, sob a forma de grinaldas ou filas, são também as principais decorações das árvores, mas também aquelas que nos podem estar a impedir de ter uma boa noite de sono.

Em entrevista ao The Mirror, Katherine Hall, psicóloga do sono, explica que para termos um sono descansado devemos diminuir ou até apagar estas luzes um bom tempo antes de irmos para a cama, isto porque "estar exposto a luzes intensas, brilhantes ou intermitentes antes de deitar é um erro de higiene do sono".

Estas luzes "enviam o sinal errado para o cérebro, interrompendo a produção de melatonina e prejudicando o ciclo sono-vigília", o que não é ideal se quisermos dormir bem.

Para além disso, há luzes mais prejudiciais do que outras, como é o caso da luz azul, uma vez que suprime a melatonina e interfere com o ritmo circadiano. É a mesma usada em telemóveis e luzes LED, “devido ao seu efeito estimulante que causa alerta e, por conseguinte, tem um impacto negativo no ciclo de sono", afirmou a especialista.

Também as luzes multicoloridas devem ser evitadas porque perturbam a regulação da melatonina, bem como as intermitentes que criam uma estimulação visual elevada, dificultando a capacidade de desligar à noite.

Gourmet

Em cheio no presente e no copo: o vinho ideal para cada tipo de amigo

Que vinho oferecer a um especialista exigente ou a uma alma criativa? Diferentes personalidades merecem vinhos à sua altura e não faltam sugestões da Sogrape.

Design e Artes