O novo Porsche Cayenne | Fotografia: DR
Design e Artes

O novo Porsche Cayenne é sinónimo de luxo e rima com performance

Artigo patrocinado

Na renovada terceira geração do icónico modelo SUV de luxo da marca alemã, o conforto e o requinte do dia-a-dia aliam-se à performance na estrada e em todos os tipos de terreno. Eis o novo Porsche Cayenne.

No ano em que celebra o 21.º aniversário desde o lançamento do primeiro Cayenne, em 2002, a Porsche decidiu olhar a fundo para este icónico SUV de luxo e renová-lo com profundas alterações no design e equipamento, chassis e motorizações. O resultado é um novo Cayenne com uma performance melhorada em estrada e em todo-o-terreno, mas também elevando a fasquia no conforto conferido no dia-a-dia.

O novo Cayenne chega ao mercado europeu com três motorizações. Há agora um novo motor V8 de 4.0 litros biturbo, com uma potência máxima de 474 CV e um binário de 600 Nm, refletindo-se numa aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 4,7 segundos e numa velocidade máxima de 273 Km/h. A versão de entrada na gama Cayenne está equipada com o motor V6 de 3.0 litros turbo otimizado. Agora, debita 260 kW (353 CV) e 500 Nm de binário, um acréscimo de 10 kW (13 CV) e 50 Nm.

O motor de seis cilindros é também a base do Cayenne E-Hybrid. Em combinação com um novo motor elétrico, de 130 kW (176 CV), a potência combinada aumenta para 346 kW (470 CV). Equipado com uma bateria com capacidade aumentada de  25,9 kWh, é agora possível conseguir uma autonomia elétrica de até 90 quilómetros (WLTP). Um novo carregador de bordo de 11 kW reduz ainda o tempo de carregamento para menos de duas horas e meia. Durante a viagem, os modos de condução e-hybrid aumentam ainda mais a eficiência do veículo.

Esta atualização, que é uma das mais extensas da marca, introduz igualmente um novo conceito de controlo e visualização digital no interior. A Porsche Driver Experience, que foi primeiro utilizada no Porsche Taycan, adiciona ao volante as funções que o utilizador usa com mais frequência. Uma alavanca localizada atrás do volante tem agora à disposição os sistemas de assistência à condução. No novo modelo, a caixa de velocidades automática passa também para o tablier e é criado um novo espaço de arrumação na consola central.

No habitáculo o destaque vai para um novo painel digital com 12,6 polegadas com design curvo e opções de visualização variáveis. O ecrã central facilita a ligação a aplicações como o Spotify e a Apple Music. Outra novidade é a possibilidade de integrar um  ecrã no lado do passageiro dianteiro, fornecendo acessos separados ao sistema de infotainment.

Por fim, o equipamento de série do Cayenne foi alargado, passando a contar com faróis em LED Matrix, jantes de 20 polegadas, ParkAssist com câmera traseira e carregamento por indução de smartphone. As entregas do novo Porsche Cayenne na Europa começam em julho.

Reversa

Suba: os novos pratos da carta que revisitam a herança portuguesa

Há novos menus de degustação para conhecer no Suba. Esta é uma viagem abreviada a cada um deles. Sempre com uma das melhores vistas sobre a cidade e o Tejo.

Design e Artes