O Natal criado por Joana Astolfi para o Ritz Lisboa
Evasão

WANDERLUST, o Natal de Joana Astolfi já se pode visitar no Ritz Lisboa

Pelo segundo ano consecutivo, o Studio Astolfi é responsável pela decoração de Natal do Ritz Lisboa, inspirada na magia dos parques de diversão das cidades nesta época festiva.

O Studio Astolfi volta a encantar o lobby do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa com uma intervenção artística que evoca as memórias de infância do Natal. Nos últimos três meses, a arquiteta Joana Astolfi e a sua equipa trabalharam no WANDERLUST, o nome desta instalação que é uma ode ao entusiasmo e diversão inerentes a esta época tão especial.

Desta vez, as mãos e mentes criativas da equipa do Studio Astolfi desenvolveram um conceito que se materializa numa roda-gigante, um símbolo de diversão que desperta muitas emoções e memórias de infância. WANDERLUST convida, assim, os hóspedes e clientes a testemunhar os diferentes cenários e a espreitar os pormenores de diferentes perspetivas.

“O conceito deste ano parte muito da ideia do parque de diversões, das memórias de infância,
de ir comer algodão doce e andar na roda gigante, de fazer patinagem no gelo e cair. A dinâmica está na roda e na forma como vamos descobrindo a peça olhando para os diferentes layers e descobrindo sempre, em cada um dos cenários, elementos inesperados a acontecer. Cada vez que aqui se vem, descobre-se algo novo” explica Joana Astolfi à Versa.

O conceito apresenta oito cenários únicos no interior dos bancos oscilantes da roda-gigante. Cada um ostenta um cenário natalício, desde uma família na ceia de Natal a outro cheio de presentes em que uma girafa espreita por entre os embrulhos”, refere Joana Astolfi, revelando os twists que fazem parte da sua visão artística e um pouco nonsense até, mas abraçando a magia da época em cada um deles.

Ao lado de WANDERLUST, está a LETTER BOX. Inspirado pelas caixas de correio vermelhas para as cartas enviadas ao Pai Natal, o Studio Astolfi construiu a sua própria caixa de correio em grande escala, em metal lacado, com cartas que vão voando e habitando o espaço” e que foram revestidas com tecidos de padrões natalícios (e outros não tão natalícios) e outras com símbolos bordados à mão. O desígnio de brincar com perspetiva” volta a surgir nesta instalação, associada à ideia de surpresa e de dar largas à imaginação”.

No mesmo espaço, surgem também uma mesa e cadeira com folhas de papel e material de escrita para as crianças poderem escrever cartas ao Pai Natal e colocá-las numa caixa de correio própria com destino ao Polo Norte. “É uma peça mais artesanal, todos temos direito a desejar qualquer coisa, até os adultos podem escrever uma carta ao Pai Natal ou a quem quer que seja, as cartas são todas cozidas à mão e bordadas, os selos são em tecido e cozidos, houve 15 pares de mãos a passar por esta intervenção” acrescenta a arquiteta.

Tanto a intervenção artística WANDERLUST como a LETTER BOX podem ser visitadas durante toda a época natalícia de 29 de novembro a 7 de janeiro de 2024, no Ritz em Lisboa.

Nécessaire

5 minutos diários nesta posição pode fortalecer o sistema imunitario

Bastam cinco minutos por dia para sentires os benefícios de uma postura simples e suave, que ajuda a fortalecer a nossa saúde física e mental.

Evasão