Pode parecer estranho, mas o simples facto de estar deitado com as pernas para cima, durante 5 ou 10 minutos, pode melhorar a saúde mental e física. É uma postura ancestral com muito para oferecer, especialmente num mundo onde reina o stress e a correria.
A posição chama-se Viparita Karani e destina-se a inverter e reequilibrar todos os fluidos corporais, desde o fluxo sanguíneo à energia. Nos textos de ioga, como o Hatha Yoga Pradipika, diz-se que o Viparita Karani ajuda a reequilibrar a energia que flui através dos vários nadis (canais de energia) e chakras ("rodas" concentradas de energia localizadas ao longo da coluna vertebral), e diz-se mesmo que: "Após seis meses de prática, os cabelos brancos e as rugas tornam-se impercetíveis. Quem o pratica durante três horas vence a morte".
No entanto, embora a questão da imortalidade possa ser questionável, esta postura pode de facto ajudar a reduzir o stress oxidativo, o que significa menos inflamação e talvez menos os cabelos brancos.
Existem 3 benefícios essenciais:
1. Apoia os sistemas linfático e glinfático e dá um impulso ao sistema imunitário, porque permite que o sangue fresco e oxigenado flua para as extremidades superiores.
2. Ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, incentiva a respiração a abrandar, a relaxar, estimula a libertação de cortisol e ajuda na digestão.
3. Alivia as dores musculares e articulares e ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto dos tornozelos e pés.
Apesar de ser uma postura suave e segura, nem todos a podem praticar, nomeadamente grávidas, quem sofre de glaucoma ou de tensão arterial elevada não tratada. Para todos os outros, basta dedicar uns minutos por dia à postura e descontrair.