Douro | Fotografia: Unsplash
Evasão

É das mais bonitas viagens de comboio do mundo e passa por Portugal

A viagem de comboio pela Linha do Douro é das mais bonitas do mundo devido às suas paisagens. Mas sabias que um bilhete custa menos de 15 euros?

Viajar de comboio em Portugal, ao contrário do que se passa na Europa,  é difícil. O desinvestimento na ferrovia e as sucessivas greves tornam desafiante percorrer o território nacional em caminhos de ferro, mas a verdade é que uma das viagens mais bonitas de comboio da europa se realiza em Portugal e custa menos de €15.

A Linha Ferroviária do Douro, com 203 km, e compreendida entre o Porto e Barca d´Alva, foi concluída em 1887, depois de terem sido construídos 26 túneis e 30 pontes. 

Um dos passeios mais bonito começa na Estação da Régua, em pleno coração da região de origem do Vinho do Porto, onde o comboio chegou pela primeira vez em 1878, e estende-se até à estação do Pocinho.

A Estação do Pinhão,  uma das mais bonitas do país, com as suas fachadas decoradas com painéis de azulejos, retratando os trabalhos na vinha e as paisagens da região, é outro ponto de paragem obrigatória.

Se preferires fazer toda a linha, como recomendam os entendidos, um bilhete da estação de São Bento, no Porto, tendo como destino a última estação em Barca d’Alva, custa €14,50. Os bilhetes podem ser adquiridas no site da CP.

Design e Artes

Uma Causa Por Dia: a solidariedade pode mesmo ser uma arte

Uma Causa Por Dia surgiu em 2020 e já lá vão dezenas de organizações ajudadas, com mais em vista para 2024. Tudo através da arte solidária de Diana e Maria.

Evasão