Viajar de comboio em Portugal, ao contrário do que se passa na Europa, é difícil. O desinvestimento na ferrovia e as sucessivas greves tornam desafiante percorrer o território nacional em caminhos de ferro, mas a verdade é que uma das viagens mais bonitas de comboio da europa se realiza em Portugal e custa menos de €15.
A Linha Ferroviária do Douro, com 203 km, e compreendida entre o Porto e Barca d´Alva, foi concluída em 1887, depois de terem sido construídos 26 túneis e 30 pontes.
Um dos passeios mais bonito começa na Estação da Régua, em pleno coração da região de origem do Vinho do Porto, onde o comboio chegou pela primeira vez em 1878, e estende-se até à estação do Pocinho.
A Estação do Pinhão, uma das mais bonitas do país, com as suas fachadas decoradas com painéis de azulejos, retratando os trabalhos na vinha e as paisagens da região, é outro ponto de paragem obrigatória.
Se preferires fazer toda a linha, como recomendam os entendidos, um bilhete da estação de São Bento, no Porto, tendo como destino a última estação em Barca d’Alva, custa €14,50. Os bilhetes podem ser adquiridas no site da CP.