Ilustração Uma Causa Por Dia
Design e Artes

Uma Causa Por Dia: a solidariedade pode mesmo ser uma arte

Uma Causa Por Dia surgiu em 2020 e já lá vão dezenas de organizações ajudadas, com mais em vista para 2024. Tudo através da arte solidária de Diana e Maria.

O ano 2020 não foi o mais agradável das nossas vidas por causa da Pandemia, mas não há como negar que o facto de termos sido obrigados a parar, e consequentemente a pensar, fez com que surgissem projetos bonitos. Foi o que aconteceu com as ilustradoras e designers Diana Reis e Maria Reis Rocha, ambas com 35 anos, que decidiram meter mãos à obra durante o confinamento e ajudar as organizações que estavam a trabalhar no terreno. Como? Através da arte.

"No espaço de duas semanas, em maio de 2020, organizámos tudo, criámos uma associação sem fins lucrativos, contactámos as organizações que iríamos apoiar, contactámos media, embaixadores, fizemos um filme de lançamento e criámos 15 ilustrações cada uma, que lançámos ao longo do mês de junho. A cada dois dias lançávamos duas ilustrações, com a receita da venda a reverter por inteiro para a organização ilustrada”, contam. 

Nasceu assim a associação Uma Causa Por Dia, que num só ano apoiou 15 organizações sem fins lucrativos com causas desde a defesa dos animais ao jornalismo independente, passando ainda pela saúde mental e integração de refugiados. Dado o sucesso da iniciativa, Diana e Maria acharam que não podiam ficar por ali e no ano seguinte repetiram a experiência, desta vez com maior foco na comunicação e consciencialização para as causas defendidas, depois novamente em 2022 e em 2023 e agora sem fim à vista.

Sem as fundadoras saberem, tornou-se num projeto de que Portugal precisava e que foi crescendo ao longo do tempo. Passados quase quatro anos, Diana e Maria podem orgulhar-se de dizer que angariam até hoje €80.302 para um total de 24 organizações e projectos sem fins lucrativos. 

Com Uma Causa Por Dia nem sabes o que elas fizeram  

Uma ação praticada num só dia pode fazer a diferença e para isso não é preciso mais do que comprar a arte ─ em forma de ilustrações, posters ou de um livro ─, deste projeto de solidariedade criado em 2020. Prova disso são todas as organizações até hoje ajudadas.

Só em 2021, Diana e Maria apoiaram sete organizações sem fins lucrativos, ano também marcado pelo lançamento de um livro especial: Uma Ca(u)sa Por Dia. Mas debruçar-nos-emos sobre ele mais à frente.

Avançamos para 2022, outro ano de peso para a evolução da associação. "Fomos convidadas a participar na academia para mulheres empreendedoras, da Embaixada dos EUA, em Portugal: o programa AWE. Tivemos a sorte de ser acompanhadas por uma equipa de mentoras e mentores muito qualificados, que nos ajudaram a desenvolver um modelo de negócio que tornasse a nossa associação financeiramente sustentável, e também a desenvolver uma proposta de valor atrativa, tanto para as organizações como para as empresas que as financiam”, explicam as fundadoras. 

Com esta ajuda, Uma Causa Por Dia conseguiu entrar no programa Relança-te, da Fundação Ageas, para assim Diana e Maria continuarem a desenvolver competências de gestão, de literacia financeira e de capacitação digital e levar o projeto mais longe.  

Chegamos então a 2023 e um novo chamamento: ajudar estudantes afegãs, afetadas pela perda de liberdade desde que os talibãs tomaram de novo o poder no Afeganistão em agosto de 2021.

Para isso, Uma Causa Por Dia juntou-se à organização Nexus 3.0 com o objetivo de angariar fundos através da venda das ilustrações de Diana e Maria, sendo a receita revertida para o Programa de Acolhimento de Estudantes Afegãs em Portugal. No final do ano, um total de 43 mil euros foram conseguidos.  

 

Estamos já em 2024 e Uma Causa Por Dia tem todas as ferramentas para continuar a sua missão. E as fundadoras sabem bem o melhor método. 

O poder da arte e do storytelling 

Uma Causa Por Dia nasceu com uma missão: “Comunicar e consciencializar para causas sociais, ambientais e animais, de modo a tornar possível que qualquer cidadão reconheça o valor do impacto das organizações que dão resposta às causas mais prementes da sociedade”, referem Diana e Maria.  

A comunicação é a principal ferramenta que usam e em 2021 adotaram uma nova estratégia para fazer chegar a mensagem e pedidos de ajuda das organizações mais longe.

“Em 2021 lançámos o livro Uma Ca(u)sa Por Dia, que conta a história da pequena Leonor: uma menina com uma grande imaginação e muita empatia que, num dia de brincadeiras, se depara com vários problemas do mundo dos adultos e começa a arranjar formas engenhosas de os resolver. Esta história junta as sete organizações que apoiámos nesse ano: a Juventude da Cruz Vermelha, a Corações Com Coroa, a Quinta Essência, o Fumaça, a Atlas - People Like Us, a Amorempatia e a Plataforma Makobo (moçambicana)”, contam.  

 

Mais do que os €15.800 angariados para as sete organizações ─ número que pode crescer ainda mais dado que o livro continua à venda no site da associação e no café social da Corações Com Coroa) ─ este livro cumpriu outro objetivo: sensibilizar para a solidariedade ao chegar ao coração de crianças e adultos.  

"O storytelling cria conexão emocional com a narrativa e as personagens, promove o pensamento crítico e ajuda a desconstruir questões sociais complexas, através de ângulos novos que, muitas vezes, podem ser simplificados. Tudo isto promove a empatia, a transformação e a inspiração para agir", referem.

"Uma Causa Por Dia é, acima de tudo, storytelling. Acreditamos que a melhor forma de consciencializar para as causas está numa abordagem através das histórias que elas têm para contar”.

Quanto a um novo livro, as fundadoras admitem que gostariam de o criar, no entanto, mencionam que tudo depende das necessidades de comunicação das organizações e do que vem aí em 2024.  

2024 e as causas que podes apoiar por dia 

O ano de 2024 ainda está a ser delineado, mas Diana e Maria já têm algumas ideias na cabeça. Uma delas diz respeito a um projecto piloto do novo modelo de negócio. 

“Permitir-nos-á transformar Uma Causa Por Dia numa associação profissionalizada e, portanto, financeiramente sustentável. Até hoje, todo o trabalho que temos desenvolvido tem sido inteiramente voluntário”, explicam. 

Quanto a causas, referem que em 2024 “surgirá a oportunidade de apoiar novas causas, de muitas formas”, instigando a curiosidade. 

Até à revelação de novidades, quem quiser pode continuar a contribuir (através de donativos ou da arte à venda no site Uma Causa Por Dia), neste caso para “financiar a estrutura da associação”. Toda a ajuda é bem-vinda para que Diana e Maria continuem a ajudar causas e pessoas de todo o mundo.  

Design e Artes

Conheces as séries mais vistas da Netflix esta semana?

  • 12 jan, 00:20

No final da semana, olhamos para as séries da Netflix e dizemos-te as que tens mesmo de ver neste fim de semana.

Design e Artes