Casa das Penhas Douradas | Manteigas, Serra da Estrela
Evasão

9 sugestões para férias tardias ou uma escapadinha revigorante

Os dias longos e quentes podem estar a chegar ao fim, mas ainda existem bons motivos para aproveitar os dias amenos de outono, que começa já no final do mês.

Na época dos recomeços, damos 9 sugestões para umas férias tardias ou um retiro revigorante por todo o país. De refúgios insulares a conventos, casas senhoriais e ecoturismos sustentáveis, na seleção abaixo encontrarás boas desculpas para contemplares a mística das cores outonais e entregares-te à época do recolhimento da melhor forma possível.

ADEGA DO FOGO | Ilha do Pico, Açores

Nesta casa de férias que surge de uma antiga destilaria que fica na zona do Cabrito (na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, um sítio classificado pela UNESCO), o hóspede pode adicionar experiências gastronómicas preparadas por mãos muito conhecedoras dos sabores açorianos — na sala de jantar da casa, junto à destilaria, com capacidade até 18 pessoas e/ou no forno a lenha no exterior, que tem também uma churrasqueira —, serões ao som do cancioneiro Açoriano e do Pico, massagens personalizadas com vista para o Pico, provas de vinhos locais…

Para sentir o outono chegar à ilha, também há planos outdoor, como passeios de bicicleta e trilhos, workshops de manteiga ou de bolo de milho no barbecue da propriedade, pesca e confeção de peixe do atlântico… tudo é possível nesta “incursão picarota”.

CONVENTO DO ESPINHEIRO | Évora, Alentejo

Inserido num cenário idílico, é um clássico da hotelaria de luxo no Alentejo e que alia o valor da história ao serviço de excelência. Espaço, natureza e ar livre são os trunfos naturais do hotel, a par de características que lhe conferem as cinco estrelas: 92 quartos com todo o conforto e requinte (dos quais 10 suítes); a gastronomia – com um restaurante de fine dining, um italiano informal e o Pool bar com refeições ligeiras; duas piscinas; campos de ténis e padel, assim como inúmeras atividades a fazer dentro do hotel e nas redondezas.

A evasão perfeita para casais românticos, famílias com crianças ou pessoas sozinhas em busca de tranquilidade, descanso e quebra da rotina.

CASA DAS PENHAS DOURADAS | Manteigas, Serra da Estrela

Situada a 1500 metros de altitude, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, com um enquadramento paisagístico de montanha único, a Casa das Penhas Douradas tem o cenário perfeito para dos despedirmos do verão sem mágoas.

As salas, com as suas enormes janelas, ampliam a vista sobre a paisagem. A decoração é feita em tons quentes, acolhedores, e conta com peças de artistas e designers nórdicos e portugueses, como Catarina Pinto Leite, Hans Wegner, Bruno Mathsson, Borg Mogensen, Pedro Silva Dias, Pedro Brígida, entre outros. A lã é um dos elementos principais, com o burel a revestir algumas peças de mobiliário como sofás, puffs, cadeirões e algumas paredes. Têm ainda lareiras, uma vasta biblioteca que pode ser transformada em sala de reuniões multimédia, projetor de filmes e um museu do Ski, e uma piscina interior para muitos mergulhos a ver as folhas começarem a cair.

GRAND HOUSE | Vila Real de Santo António, Algarve

Há muito que o Algarve deixou de ser um mero destino estival. Lugares como a Grand House, uma casa senhorial dos anos 20 situada na extremidade sudoeste portuguesa, são um ótimo pretexto para descobrir nesta altura do ano, quando o sotavento algarvio fica mais tranquilo.

Repleto de detalhes exuberantes que nos remetem à Belle Époque, desde 2019 que este boutique hotel com selo Relais & Châteaux convida a desfrutar do melhor da vida, oferecendo desde massagens à base de sal a momentos epicuristas em lugares tão distintos como o colonial Grand Salon ou o descontraído Grand Beach Club. A estes dois espaços gastronómicos, junta-se agora uma novidade: o Grand Café, um agradável local de passagem para hóspedes e visitantes, que convida a saborear um doce e um café com vista para o rio Guadiana.

AZORES WINE COMPANY | Ilha do Pico, Açores

A Azores Wine Company não é um hotel, é uma adega onde se pode dormir. Homenageando a tradição da Ilha do Pico, onde as casas particulares são também adegas, e os convidados podem cear e descansar, a Azores Wine Company dispõe de cinco quartos e um apartamento na sua adega, além de um restaurante com menu degustação e petiscos ao balcão.

Desenhada de forma a enquadrar-se na paisagem vulcânica daquela que é a mais antiga ilha dos Açores, a AWC encontra-se no centro da intrincada malha de currais, os muros de pedra que protegem as vinhas do vento e do sal, e que foram classificados como património da UNESCO. Entre provas dos vinhos produzidos por António Maçanita e que têm arrecadado as melhores pontuações internacionais, o Pico é o sítio perfeito para dar as boas-vindas ao outono, com manhãs soalheiras e fins de tarde de neblina mística a encobrir o vulcão.

HERDADE DA MALHADINHA NOVA | Albernoa, Alentejo

A Malhadinha Nova orgulha-se de possuir mais de 450 hectares de terreno rico em fauna e flora autóctone, e onde as casas para hóspedes foram construídas a partir de ruínas na propriedade, usando técnicas alentejanas, como o chão em terracota e as paredes caiadas. Um projeto familiar que começou há 25 anos, primeiro dedicado ao vinho, e só mais tarde ao turismo rural.

Atualmente, a propriedade membro da Relais & Châteaux é um dos maiores exemplares de turismo de luxo sustentável do Alentejo, com um impacto económico e social na região. Entre workshops de olaria e de pão tradicional, pesca ao achigã da Ribeira de Terges, provas de vinho, percursos pedestres, passeios a balão e observação de estrelas, o calendário de atividades que dignificam a cultura e a natureza é extenso.

Para os que o Outono significa a busca por relaxamento, o novo M Wellness Spa, desenhado por Aires Mateus e com produtos faciais IGNAE, é a desculpa perfeita para uma escapada até Albernoa, Beja.

COMPANHIA DAS CULTURAS | Castro Marim, Algarve

A Companhia das Culturas é um Ecoturismo Sustentável e Orgânico localizado no extremo sueste do Algarve, a abeirar a Reserva Natural de Castro Marim. O cenário que a sustenta e rodeia é de luxo, mas não aquele ao qual estamos habituados a associar tal palavra quando pensamos em alojamento turístico.

Para além da horta e do galinheiro que fornecem o restaurante, ou os jardins junto às piscinas, a propriedade com 40 hectares convida a passear, e onde pode encontrar recantos para descansar, ler um livro, fazer um piquenique ou dormir uma sesta. Aulas de yoga, sessões de meditação e tratamentos no haman, construído com o intuito de recuperar a tradição mediterrânea dos banhos salutares, estão também disponíveis para os hóspedes.

PEDRAS SALGADAS | Vila Real

Poucos são os lugares onde a natureza abraça a arquitetura moderna de forma serena, presente, como se ambas fossem um só elemento. O Pedras Salgadas spa & nature park é um desses lugares, nascido na quietude de 20 hectares de paisagem, entre Vila Real e Chaves, no interior norte de Portugal, onde o Outono tem mais encanto. 

Procurado pela realeza, desde 1906, este lugar guarda narrativas que vão muito além de um mero destino termal, para todos aqueles que privilegiam o turismo de bem-estar, onde se destacam as Tree Houses e as Eco Houses, o Spa Termal, assinado pelo premiado arquiteto Siza Vieira, a Casa de Chá, e oito quilómetros de caminhos, que levam à descoberta do coração do parque natural.

CASA VELHA DO PALHEIRO | Funchal, Ilha da Madeira

Membro da cadeia Relais & Châteaux, o hotel Casa Velha do Palheiro é um daqueles lugares imperdíveis para quem procura conhecer um lugar cheio de história em comunhão com a natureza.

Originalmente construída em 1804, tem vindo a privilegiar a arte de bem receber desde 1997, procurando potenciar ao máximo a experiência de todos os que procuram um turismo profundamente conectado com a natureza e o bem-estar.

Depois da renovação dos quartos da casa principal, a propriedade acaba de renovar os 14 quartos da Ala Jardim, mantendo o seu charme e autenticidade. Um ótimo pretexto para planear uma escapadinha outonal na ilha e conhecer este hotel plantado entre os jardins e o campo de golfe do Palheiro, que concilia uma série de atividades exteriores com experiências gastronómicas imersivas, para descobrir à mesa da Casa de Chá ou do restaurante Vista Balancal, com vista para as montanhas e para o Atlântico.

Nécessaire

Será que a máquina que apara pontas espigadas funciona mesmo?

É de estranhar que uma máquina resolva uma das razões pelas quais recorremos a um cabeleireiro. Mas para acabares com as dúvidas antes de comprar, vê o resultado.

Evasão