Georges Dambier Vivre sa Vie
Design e Artes

Uma das primeiras produções de moda em Portugal está no Museu do Traje

Se Portugal está hoje na moda, houve tempos em que poucos reconheceram os seus encantos. Georges Dambier veio cá fazer um editorial de moda em 1957.

A Elle francesa já tinha enviado uma equipa a Portugal em 1955, para produzir um editorial de moda, mas Georges Dambier foi o primeiro fotógrafo de moda desta revista a fazê-lo e a incluir as suas gentes.

"O olhar do Georges Dambier é muito curioso, nota-se a sua formação gráfica e o seu sentido de cor, a forma como coloca as manequins a interagir com a população local vestida com os fatos tradicionais, e mostra duas realidades e o abismo entre elas.", diz-nos Anabela Becho, investigadora e historiadora de moda, e a curadora da exposição que acaba de inaugurar no Museu do Traje, Georges Dambier e a moda, Viver a sua vida.  

Pensado para a marca francesa Tricosa, em 1957, a vinda de Dambier a Portugal, com as suas modelos e malas de roupa escolhidos pela editora de moda e a diretora da Elle, Helene Lazareff, teve o apoio da Air France, "numa altura em que os voos para Portugal começaram a ser mais frequentes".

Termina com uma fotografia tirada no Hotel Palácio, no Estoril, “presumo que a equipa tenha ficado lá hospedada, mas não pude comprová-lo, o livro de hóspedes deste período desapareceu, este hotel tem muitas histórias ligadas à espionagem durante a guerra... Mas nela podemos ver o sentido de subserviência que o país tinha, e continua a ter”.

Este editorial de moda espelha o trabalho com que Georges Dambier já vinha revolucionando a fotografia de moda: “Tentava aliar a sofisticação da Alta Costura parisiense ao pronto a vestir que, nesta altura, tem uma democratização mais expressiva".

A exposição está patente até 30 de outubro de 2022. 

Museu do Traje, Largo Júlio Castilho, 1600-483 Lisboa

 

 

Gourmet

O JNcQUOI Asia recebe os icónicos pratos do Don Lay

O melhor da gastronomia cantonesa aterra no coração de Lisboa para um intercâmbio que decorre, durante uma semana, até ao dia 16 de maio.

Design e Artes