Não foi assim há muito tempo que os iogurtes skyr, baseados numa receita tradicional da Islândia, se tornaram famosos pela elevada concentração de proteína e também pelo baixo valor lipídico, e a moda que esvaziou prateleiras de supermercados nunca chegou a ir embora. Aliás, é até reforçada.
Em Espanha foi criada a marca Skyrland, com um conceito muito semelhante aos espaços de açaí (outra moda que vingou), que propõe que os clientes peguem numa base e a completem com vários toppings. Neste caso, a base é o iogurte skyr sem adição de açúcar, à qual se seguem camadas, de acordo com o menu.
Existe o Freya's Bowl, que tem o tal skyr, seguido de smoothie de framboesa, morango, banana, 100% manteiga de amendoim; o Moon Nitghs, skyr e smoothie feito com leite de amêndoas, manteiga de amendoim, amêndoas, tâmaras, manga, banana e abacaxi; ou ainda o Green Oasis, que por cima do iogurte islandês tem uma mistura de espinafre, abacate, hortelã, abacaxi, banana e limão. Tudo isto pode ser completado ainda com topppings, que vão das frutas à granola.
Para além das bowls, o menu conta ainda com smoothies feitos com skyr, e também sumos, que seguem o mesmo conceito saudável.
Para já, a Skyrland só está em Madrid, mais precisamente na Calle Sandoval, mas é possível que tal como as famosas food trucks de gelado de iogurte ou as lojas de copos de açaí, também se expanda por outros países.
A questão é, Skyrland, para quando esta nova tendência em Portugal?