Até podemos apreciar um copo de vinho solitário ao final da tarde, mas não há dúvida de que sabe melhor durante as refeições para regar boas conversas. Reconhecemos que o vinho e a gastronomia funcionam quase como um só, ainda que pouco se fale no conceito de enogastronomia. Até... agora.
Acaba de ser criado um novo projeto chamado Cumbuca, que pretende juntar a enologia e a gastronomia para nos deixar com água na boca. E não há melhor local para o fazer do que em Portugal.
"Portugal é um país com muita riqueza gastronomia e vínica. Existem pessoas muito talentosas em ambas as áreas que beneficiariam muito em aprender num curso que explica de forma profunda, em teoria e na prática, mais sobre degustação e análise sensorial”, explica à Versa Liana e Carla, co-fundadoras do projeto Cumbuca.
Liana Saldanha, formada em Gestão de Empresas, é atualmente produtora de conteúdos e formadora na área dos vinhos, e é já conhecida no meio, assim como o companheiro, Pedro Ramos, com quem produz conteúdos para o Instagram.
Pela mesma plataforma anda Carla Spironelo, formada em Arquitetura e Gestão de Produção em cozinha, e apaixonada por tudo o que envolve a gastronomia, completando assim o propósito do projeto.
“Acreditamos que podemos ajudar a melhorar projetos (sejam relacionados com gastronomia ou com vinhos) a partir de uma comunicação criativa, humanizada e de valor. Também podemos ensinar sobre enogastronomia de uma forma leve e prazerosa”, explicam.
Um nome que é símbolo de um projeto
A palavra cumbuca é algo curiosa. Em Portugal é normal que pouco a tenhamos ouvido, uma vez que diz respeito a um “recipiente alimentício artesanal indígena brasileiro, originalmente feito do fruto da árvore-das-cabaças, uma planta nativa da América tropical”.
Com o tempo, a expressão cucumba passou a ser usada como sinónimo de recipientes com formato hemisférico e versátil (espécie de tigela) que se usam na cozinha ou mesmo no vinho, como é o caso da Malga nos vinhos Verdes, pelo que não podia encaixar melhor neste novo projeto.
“Está presente em muitas culturas e para nós significa algo especial, porque, quando pensamos em cumbuca, pensamos em partilha e troca, seja de comida ou de vinho”, dizem Liana e Carla.
O nome veio depois da ideia, que surgiu assim que ambas as fundadoras se conheceram e perceberam que queriam criar em conjunto um projeto de comunicação na área de gastronomia e vinhos e tudo fizeram para que isso acontecesse.
“Inscrevemo-nos num curso de escrita criativa e, depois de muitas trocas nerds em relação a gostos, sabores e interações entre comida e vinho, percebemos que tínhamos de criar algo para que pudéssemos partilhar o nosso conhecimento. Assim, a Cumbuca surge do desejo insaciável de aprender, ensinar e comunicar", referem.
Para comunicar ou aprender, todos cabem nesta cumbuca
Uma parte do projeto Cumbuca é focado no lado profissional que envolve a comunicação sobre vinho e gastronomia e que tanto Carla como Liana, ambas produtoras de conteúdos, bem sabem fazer.
Oferecem, por isso, serviços de consultoria mensal para Instagram de contas relacionadas com gastronomia ou vinhos (ficando a cargo da Cumbuca desde a estratégia e planeamento de conteúdos aos copies); consultoria express para Instagram; criação de textos para redes sociais, websites e revistas de gastronomia e vinhos; design de experiências para gastronomia e vinhos; desenvolvimento de guias enogastronómicos; e desenvolvimento de publicações periódicas temáticas.
Já no que toca à aprendizagem direta com as fundadoras, serão criados cursos sobre enogastronomia, estando o primeiro previsto já para março de 2024.
E quem pode participar?
“Entusiastas, profissionais de gastronomia e/ou vinho. Todos são bem-vindos às experiências futuras da Cumbuca. Seja qual for o nível de conhecimento, através de formações e cursos todos vão poder aprimorar, na teoria e na prática, a analise e degustação dos alimentos e vinhos que consomem", rematam.
Podes acompanhar as novidades e datas do primeiro curso através do Instagram Cumbuca.