Liana Saldanha e Carla Spironelo, fundadoras do projeto Cumbuca | Fotografia: Instagram
Gourmet

Copo de vinho sem comida? Jamais no novo projeto de Carla e Liana

O vinho e a gastronomia andam sempre de mãos dadas e são foco de um novo projeto fundado por duas mulheres que têm um objetivo: ensinar e comunicar sobre enogastronomia.

Até podemos apreciar um copo de vinho solitário ao final da tarde, mas não há dúvida de que sabe melhor durante as refeições para regar boas conversas. Reconhecemos que o vinho e a gastronomia funcionam quase como um só, ainda que pouco se fale no conceito de enogastronomia. Até... agora.  

Acaba de ser criado um novo projeto chamado Cumbuca, que pretende juntar a enologia e a gastronomia para nos deixar com água na boca. E não há melhor local para o fazer do que em Portugal.  

"Portugal é um país com muita riqueza gastronomia e vínica. Existem pessoas muito talentosas em ambas as áreas que beneficiariam muito em aprender num curso que explica de forma profunda, em teoria e na prática, mais sobre degustação e análise sensorial”, explica à Versa Liana e Carla, co-fundadoras do projeto Cumbuca. 

Liana Saldanha, formada em Gestão de Empresas, é atualmente produtora de conteúdos e formadora na área dos vinhos, e é já conhecida no meio, assim como o companheiro, Pedro Ramos, com quem produz conteúdos para o Instagram.  

 

Pela mesma plataforma anda Carla Spironelo, formada em Arquitetura e Gestão de Produção em cozinha, e apaixonada por tudo o que envolve a gastronomia, completando assim o propósito do projeto. 

 

“Acreditamos que podemos ajudar a melhorar projetos (sejam relacionados com gastronomia ou com vinhos) a partir de uma comunicação criativa, humanizada e de valor. Também podemos ensinar sobre enogastronomia de uma forma leve e prazerosa”, explicam.  

Um nome que é símbolo de um projeto

A palavra cumbuca é algo curiosa. Em Portugal é normal que pouco a tenhamos ouvido, uma vez que diz respeito a um “recipiente alimentício artesanal indígena brasileiro, originalmente feito do fruto da árvore-das-cabaças, uma planta nativa da América tropical”. 

Com o tempo, a expressão cucumba passou a ser usada como sinónimo de recipientes com formato hemisférico e versátil (espécie de tigela) que se usam na cozinha ou mesmo no vinho, como é o caso da Malga nos vinhos Verdes, pelo que não podia encaixar melhor neste novo projeto.

“Está presente em muitas culturas e para nós significa algo especial, porque, quando pensamos em cumbuca, pensamos em partilha e troca, seja de comida ou de vinho”, dizem Liana e Carla.  

O nome veio depois da ideia, que surgiu assim que ambas as fundadoras se conheceram e perceberam que queriam criar em conjunto um projeto de comunicação na área de gastronomia e vinhos e tudo fizeram para que isso acontecesse.   

“Inscrevemo-nos num curso de escrita criativa e, depois de muitas trocas nerds em relação a gostos, sabores e interações entre comida e vinho, percebemos que tínhamos de criar algo para que pudéssemos partilhar o nosso conhecimento. Assim, a Cumbuca surge do desejo insaciável de aprender, ensinar e comunicar", referem. 

Para comunicar ou aprender, todos cabem nesta cumbuca

Uma parte do projeto Cumbuca é focado no lado profissional que envolve a comunicação sobre vinho e gastronomia e que tanto Carla como Liana, ambas produtoras de conteúdos, bem sabem fazer.  

Oferecem, por isso, serviços de consultoria mensal para Instagram de contas relacionadas com gastronomia ou vinhos (ficando a cargo da Cumbuca desde a estratégia e planeamento de conteúdos aos copies); consultoria express para Instagram; criação de textos para redes sociais, websites e revistas de gastronomia e vinhos; design de experiências para gastronomia e vinhos; desenvolvimento de guias enogastronómicos; e desenvolvimento de publicações periódicas temáticas.  

Já no que toca à aprendizagem direta com as fundadoras, serão criados cursos sobre enogastronomia, estando o primeiro previsto já para março de 2024.  

E quem pode participar?  

“Entusiastas, profissionais de gastronomia e/ou vinho. Todos são bem-vindos às experiências futuras da Cumbuca. Seja qual for o nível de conhecimento, através de formações e cursos todos vão poder aprimorar, na teoria e na prática, a analise e degustação dos alimentos e vinhos que consomem", rematam.  

Podes acompanhar as novidades e datas do primeiro curso através do Instagram Cumbuca.  

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