Brett Berish
Gourmet

A marca de bebidas que desafia convenções chega a Portugal

De uma empresa familiar, nasceram bebidas alcoólicas únicas mundialmente reconhecidas e aclamadas. Conhece os segredos da Sovereign Brands.

Sovereign Brands é a mãe da Luc Belaire, uma marca premium de vinhos finos, que detém a maior garrafa de espumante a ser comercializada no mundo inteiro, apelidada de Zeus, em homenagem ao pai dos deuses gregos. Mas a empresa  não quer parar por aí.

A Versa conversou com o CEO da Sovereign Brands, Brett Berish, sobre o futuro da marca e descobriu todas as novidades.

Qual é a missão da Sovereign Brands? Como descreveria as suas bebidas e a sua filosofia?

A Sovereign Brands é uma empresa familiar internacional de vinhos e bebidas espirituosas, da qual sou cofundador e Diretor Executivo. Descrever-nos-ia, antes de mais, como construtores de marcas - porque criámos várias marcas de bebidas de sucesso. A maioria das empresas da nossa dimensão tem apenas uma marca, mas nós temos uma carteira completa de marcas de sucesso e, embora cada uma delas seja diferente, temos um grande contingente de clientes que bebem mais do que apenas uma delas.

As pessoas ficaram entusiasmadas por experimentar toda a gama que oferecemos e estão igualmente entusiasmadas por ver o que vamos fazer a seguir. Penso que não existe outra empresa de bebidas alcoólicas que tenha tantas marcas únicas e bem-sucedidas e clientes que as querem experimentar a todas.

O atual portefólio inclui Luc Belaire, uma linha de vinhos espumantes franceses que tem sido constantemente reconhecida mundialmente pelo seu sabor requintado e pela sua embalagem impressionante, Bumbu, uma linha de runs que se encontra entre os runs mais aclamados pela crítica a nível mundial, McQueen and the Violet Fog, um gin brasileiro, Villon, um licor francês com especiarias, destilado e misturado de acordo com uma receita de família única e bem guardada e o nosso mais recente lançamento, The Deacon, um whisky escocês. A minha missão é continuar a criar marcas extraordinárias como estas, que as pessoas adoram.

Em termos de filosofia da empresa, o facto de sermos uma empresa familiar corre nas veias do negócio. Temos uma grande equipa global que considero como a minha família alargada, criamos relações autênticas, apoiamos as pessoas que nos apoiam e trazemos esses apoiantes para a nossa família Sovereign. O nosso trabalho tem também um espírito de criação própria. O meu irmão, Brian Berish, e eu construímos esta empresa de forma independente, o meu pai é o nosso presidente e a minha mãe é a nossa maior promotora! Foi preciso muito para chegarmos onde estamos hoje e, por isso, gostamos de trabalhar com pessoas que também defendem esse espírito autónomo.

Como é que descreve um grande vinho, um grande rum e um grande whisky, em poucas palavras?

Uma grande marca de vinho ou de licor é aquela a que se regressa vezes sem conta. É necessário ter uma marca que saiba bem e que seja apelativa. Não se consegue que alguém experimente a nossa marca se ela não for apelativa. E não se consegue que voltem se não tiver um bom sabor. 

As nossas marcas têm um aspeto diferente, destacam-se nas prateleiras - e isso é uma ferramenta incrivelmente poderosa quando se trata de coisas como as redes sociais, em que só temos uma fração de segundo para chamar a atenção de alguém. Luc Belaire (o nosso vinho espumante), Bumbu (o nosso rum premium) e The Deacon (o nosso whisky escocês) fazem afirmações impactantes, mas também as comprovam com o que têm no seu interior.

Qual é o vosso best seller?

Cada mercado é diferente. Nos Estados Unidos, Belaire é a nossa maior marca, mas no Canadá Bumbu é o mais vendido.  Na Europa, o Bumbu é a marca mais vendida, mas em alguns países Belaire ultrapassa-o. Em África e na Ásia, Belaire é a líder, mas na Austrália e na Nova Zelândia, Bumbu é maior.  Pensamos que estas duas marcas - bem como The Deacon e os nossos outros produtos - podem ser bem-sucedidas em todo o lado.  Desenvolvemos as nossas marcas com esse objetivo em mente - não criamos nada que não acreditemos que se possa tornar global.

E a sua bebida preferida de todas? Porquê?

Neste momento, estou a beber um cocktail chamado Villonaire - 1 parte de Bumbu Cream, 1 parte de Villon. É a quantidade certa de decadência para o outono. Não me canso de o beber.

Porquê e como é que tiveram a ideia de fazer uma garrafa gigante?

Como empresa, quebramos os limites e desafiamos as convenções. Tudo o que fazemos é diferente. Lançámos Belaire com a nossa assinatura Rosé numa garrafa preta opaca - todos disseram que éramos loucos, que não se via o vinho de base, que não ia resultar! Provámos que estavam errados. Recentemente, acrescentámos o Belaire Bleu à nossa linha, um espumante deslumbrante de cor safira - e isso revolucionou a marca. França vende uma das maiores quotas de Belaire Bleu a nível mundial e é o local de nascimento do champanhe e do espumante, onde se pode pensar que teríamos menos hipóteses de nos destacarmos com produtos não tradicionais. E, no entanto, abraçaram o Belaire Bleu de uma forma que não podia prever. Belaire ZEUS é uma extensão dessa forma de pensar. Quisemos trazer algo novo para a mesa. Uma garrafa de 45 litros do nosso icónico espumante parecia ser o próximo passo mais certo!

Lançaram o Zeus e entraram agora no mercado português. Qual é o vosso próximo grande passo? Qual é o futuro da Sovereign Brands?

A ZEUS está atualmente a fazer uma digressão global que começou este ano. A garrafa está a aparecer em feiras, clubes e eventos em vários países, pelo que tenciono que continue a ser um ponto de conversa até 2024.

O nosso mais recente lançamento é o The Deacon, que é o meu novo bebé, e estou muito entusiasmado com o rumo que pode tomar e com o que se pode tornar. É apresentada numa impressionante garrafa de cobre com relevo, inspirada nos tradicionais alambiques de cobre que utilizamos no processo de destilação - muito apelativa, com um rótulo ilustrado que não se parece com mais nada existente na prateleira ou no bar. O líquido tem um sabor fumado, doce e turfado o que o torna uma escolha deliciosa para beber puro ou no seu cocktail favorito.

Curiosidade: Em escocês, um "Deacon" (Diácono) é um mestre comerciante experiente e proficiente. Os destiladores especializados que estão por detrás do nosso Scotch encaixam perfeitamente no nome. Ser The Deacon, é ser o melhor em tudo o que se faz.

O futuro é mais marcas que quebram os limites! Não quero parar!

* A Pernod Ricard Portugal é a responsável pela distribuição do portefólio de vinhos e bebidas espirituosas super premium da Sovereign Brands – incluindo o vinho espumante Luc Belaire, o rum Bumbu e o whisky escocês de qualidade superior, The Deacon.

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