Vinho | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Para provares "o melhor do Douro", tens de conhecer este vinho

"O melhor do Douro" vai estar disponível em breve. É o resultado de um ano vitícola verdadeiramente excecional, os únicos com que a Casa Ferreirinha se compromete.

O projeto Barca-Velha, com assinatura de Casa Ferreirinha, é um dos mais emblemáticos vinhos portugueses da região do Douro, que começou a sua história nos anos 40 do século XX e desde então já soma 20 colheitas. 

Barca-Velha 2015 é o 21.º e acaba ser lançado, estando pronto a mostrar o que de melhor se colheu em 2011 e em 2008, conforme explica o enólogo responsável, Luís de Sottomayor. "O Barca-Velha 2015 revela uma maturação primorosa, combinando a excelência dos seus antecessores – uma estrutura forte que ecoa a grandiosidade do Barca-Velha 2011, e uma acidez vibrante e elegância que evocam o caráter distintivo do Barca-Velha 2008", garante em comunicado.

Só é declarado um Barca-Velha quando estão em causa anos vitícolas verdadeiramente excecionais e 2015 foi precisamente um ano de "uma vindima curta e atípica, mas muito próspera em qualidade, marcada por pouca chuva e dois meses de julho e agosto quentes, que contribuíram para a produção de vinhos muito complexos, com boa estrutura e fruta bem presente". 

Depois de 9 anos de estágio e após ter sido declarado, o Barca-Velha 2015 foi finalmente lançado no Paço Ducal de Vila Viçosa, e muito em breve vai estar cá fora, pronto servir no copo o reflexo do "melhor do Douro", com assinatura da emblemática Casa Ferreirinha e engarrafamento da Sogrape. 

Esta nova referência para bons apreciadores de vinho junta as castas Touriga Nacional (40%); Tinta Roriz (2%); Touriga Franca (43%); Tinto Cão (5%); Sousão (10%) e uma série de características que fazem dele o rubi dos vinhos, tal como é a sua cor.

"Cor rubi profunda. Aroma muito intenso e complexo, sobressaindo as notas arbustivas, como a folha de oliveira, pasta de azeitona, fruta preta, especiarias, pimenta, balsâmico, cedro e a caixa de tabaco. Pedregoso, com uma madeira discreta e muito bem integrada. Na boca tem um ataque poderoso, uma acidez vibrante, taninos vivos, notas de especiarias, frutos vermelhos, com um final muito longo e de grande elegância".

O Casa Ferreirinha Barca Velha 2015 chegará ao mercado a partir do final do mês de junho e na loja Sogrape vai estar à venda por €860. 

Gourmet

O que ainda não sabes sobre a Air Fryer: lê isto antes de a usares

A Air Fryer é dos equipamentos de cozinha mais falados e usados no momento. Mas será que devemos mesmo usá-lo? O que diz uma engenheira alimentar.

Gourmet