Vinho tinto | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Casa d'Arochella: um vinho tinto que vale a pena conhecer

O Reserva Especial 2020 deste projeto oriundo do Douro Superior é um vinho que se bebe bem no presente, mas que pode tornar-se ainda mais complexo se guardado mais uns anos.

A sua cor rubi é intensa no copo. No nariz, as notas de frutos vermelhos maduros sobressaem ao mesmo tempo que permitem sentir o aroma conferido pelo estágio em barricas de carvalho. Na boca, os seus taninos pronunciados conferem-lhe textura.

Feita esta breve introdução, revelemos o vinho de que falamos: um Casa d’Arrochella Reserva Especial 2020, com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão e Sousão, em que a acidez presente lhe confere uma frescura que, à medida que o vinho vai abrindo, dá lugar a uma suavidade em que as notas tostadas da madeira se evidenciam.

Ainda que esteja pronto a ser bebido, este Casa d’Arrochella Reserva Especial 2020 não perderá se for guardado para ser consumido mais tarde – evoluindo certamente no sentido de ganhar mais complexidade com a passagem do tempo. 

Se optares por abri-lo agora, é ideal para acompanhar pratos robustos, como carnes vermelhas, de caça ou queijos com bastante cura. 

Este vinho oriundo do Douro Superior é um projecto d’A Casa d’Arrochella, herdade que cultiva as suas vinhas em mais de 80 hectares espalhados pela Quinta do Cerval, Quinta das Trigueiras e Quinta da Peça. Este Reserva Especial é oriundo da Quinta do Cerval, onde 50 hectares de vinha permitem a produção de vinhos como o Grandes Quintas ou o Cerval, e custa €18.

Coolhunting

E se os looks favoritos de Cannes estivessem fora da red carpet?

De Cate Blanchett a Alessandra Ambrosio, como não amar a red carpet que se estende fora do festival de Cannes?

Gourmet