Joana Schenker e a paixão pela moda e pelo calçado Made in Portugal
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Joana Schenker: Do mar para a ModaLisboa só com calçado nacional

Há quem pense que é uma “pequena sereia”, mas Joana Schenker vê-se mais como uma “pequena fashionista”. E no regresso à ModaLisboa, revela à VERSA que a moda, afinal, também é a sua praia.

Enfrenta a primeira onda com apenas 13 anos, em 2013 torna-se bodyboarder profissional. É no mar, ou junto a ele, especialmente em Sagres, esse lugar que é tão seu, que vive os seus dias mantendo um estilo de vida saúdavel, alinhado com a natureza e dedicada à proteção dos Oceanos. E quando não está a Sul, está pelo mundo nas mais prestigiadas competições, onde há anos soma conquistas e os mais importantes prémios. Com o seu talento e a sua natural simpatia. 

Joana Schenker é uma estrela do desporto nacional, a nossa rainha do bodyboard, e também uma das maiores embaixadores do Made in Portugal, mesmo nas mais longínquas geografias onde compete . Nesta edição da ModaLisboa, junta-se à celebração das 25 edições da Revista Portuguese Soul, publicação dedicada ao calçado, moda e cultura nacionais, tendo protagonizado uma produção de moda e a capa da mais recente edição.

E se a ModaLisboa é À La Carte, escolhemos para esta conVERSA com Joana Schenker, a sua paixão pela moda e também pelo calçado nacional.

Do mar...para a ModaLisboa. Qual é a tua relação com a moda e, em particular, com a moda nacional ? Também é "a tua praia"?

Eu adoro moda, sempre gostei desde miúda! As pessoas pensam que dentro de mim está um pequena sereia, mas na verdade está uma pequena fashionista. O meu dia a dia na praia limita-me um pouco viver esse meu gosto, acaba por ser tudo roupa muito descontraída e prática. Mas isso não invalida que esteja atenta ao que acontece na moda e na moda nacional! Acho que cada vez há mais opções de roupa e calçado português muito interessantes!  Quando tenho a oportunidade de sair da praia e vestir algo diferente, expressar-me um pouco mais,  divirto-mesmo com esse processo!

 

Fora da água, como defines o teu estilo? Que tipo de peças, looks ou tendências privilegias?

Nos dias de treino e praia sou descontraída e prática, ténis ou chinelos, fatos de treino matchy matchy, óculos de sol, tudo ligeiramente oversized, fácil de vestir e despir na praia! Bikinis e fatos de banho também fazem parte do meu dia a dia, o ano inteiro. Fora da praia gosto de estar mais elegante, muitas vezes cores simples e peças intemporais, mas com um toque cool e a tender para uma estética mais andrógina. Adoro fatos e casacos longos masculinos!

És o rosto da mais recente capa e protagonista de uma produção de moda da Revista Portuguese Soul, publicação dedicada ao que de melhor encontramos em Portugal, nomeadamente o calçado. O que trazes dessa experiência?

Adorei toda a experiência com o editorial para a Portuguese Soul, desde a equipa incrível ao cenário da Central Hidroeléctrica Foz Tua onde fotografámos e senti-me muito honrada com o convite por parte do Paulo Gonçalves e da APICCAPS. Já sabia, obviamente, que a indústria do calçado português é de valor e de qualidade, mas claro que este convite também me deu a oportunidade de aprofundar o meu conhecimento, aliás aproveitei para fazer tantas perguntas ao Paulo sobre este tema que ganhei um novo olhar sobre o calçado Made in Portugal.

Vestir e calçar marcas Made in Portugal. Procuras ter essa consciência nas tuas escolhas, até porque és uma embaixadora de Portugal no mundo ?

Acho que devemos sempre preferir o produto nacional e apoiar a nossa indústria!  Algo que é cada vez mais fácil de fazer, com a quantidade de opções que as marcas e os criadores portugueses estão desenvolver. No que toca ao calçado, por exemplo, existem tantas opções de qualidade até para quem procura produtos mais difíceis de encontrar como sapatos feitos de materiais vegan e/ou sustentáveis. Ténis feito de plástico recolhido nas praias portuguesas ou de pele de origem vegetal! Eu já tenho vários pares!

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