Duas décadas se passaram desde o dia em que Britney Spears e Justin Timberlake pisaram a passadeira vermelha dos American Music Awards, em 2001, com um look integral de ganga. Ela com um vestido sem alças até aos pés feito com retalhos de diferentes gangas, ele com um fato de duas peças que ficou completo com um chapéu cowboy, também em denim. Um momento que viria a definir o início do novo milénio na cultura pop, não só porque Britney e Justin eram o casal du jour, mas porque arriscaram levar para uma passadeira vermelha o tecido mais utilitário e popular de que há memória.
O que começou por ser um material destinado aos trabalhadores do campo e dos ranchos norte-americanos, depressa se tornou essencial no guarda-roupa do comum mortal. Na próxima saída à rua, ou até mesmo no local de trabalho, olhe à sua volta e é difícil não dar de caras com um par de jeans, uma camisa ou um blusão em ganga. A não ser, claro, que trabalhe num universo mais corporativo.
A ganga está em todo o lado e não é uma tendência sazonal. Na década de 50 os greasers fizeram do denim o seu uniforme, na década seguinte foi a vez dos hippies adotarem este material, mais tarde, nos anos 80 os punks deram-lhe uma roupagem mais marginal e no início do novo milénio a cultura pop deu-lhe o poder que até hoje perdura.
Agora que as tendências dos anos 2000 estão a dominar a moda, os looks totais em ganga estão no centro desta equação. Vejamos as passerelles internacionais, essa fonte de inspiração por excelência, onde Loewe, Coach e Balenciaga, por exemplo, apresentaram propostas integrais em denim que vão inspirar e transformar este look num dos essenciais da estação quente de 2022.
Como usar denim com denim?
Para aqueles que ainda acreditam que existem regras no que à moda diz respeito, combinar um look completo em ganga pode ser um verdadeiro cabo das tormentas. Mas é possível fazê-lo sem parecer acabado de sair de uma festa temática dos anos 2000. Fomos ao Instagram à procura de inspiração para o dia-a-dia.