A moda sempre teve voz e nos últimos dias usou o palco da Semana de Moda de Milão para verbalizar que a indústria pode ter um papel positivo no mundo, quando o mundo está um lugar estranho. Com menos artifícios e sentidos menos ousados, as coleções outono/inverno 2024 abrem espaço a uma reflexão conjunta – dos designers aos clientes, sobre a criação em tempos de crescente instabilidade global.
Miuccia Prada inspirou-se na “necessidade de amor e bondade”, já Donatella Versace lembrou que “no mundo atual, é preciso coragem para seguir em frente e a moda pode ser um veículo de união”.
Giorgio Armani reforçou que a indústria não tem a pretensão “de mudar o mundo, mas podemos dar às pessoas um momento de leveza”, e Mattieu Blazy, da Bottega Veneta, acrescentou nestes dias em Milão que “neste mundo em chamas é difícil celebrar, mas ainda assim a ideia de renascimento também é bonita”.
E entre a mensagem que as grandes Casas trouxeram para reflexão nos desfiles de Milão, também houve, naturalmente, moda e tendências que irão marcar o próximo outono/inverno. A VERSA aponta 5 delas.
Botas a perder de vista: As botas estão mais altas do que nunca o que sugere o regresso em força do over the knee na próxima estação.
Pernas em arco-íris: As collants coloridas já tinham entrado nas tendências e é preparar as pernas para mais cores ao melhor estilo dos anos 80.
Color-Blocking – A regra diz-nos que é para misturar as cores, as que quisermos, até encontrar o color-blocking que é só nosso. Rosa com cinza, verde com castanho, haja liberdade e criatividade.
Preto e muito preto – Os tons escuros também dominaram as coleções apresentadas em Milão, estendendo-se até ao denim como as lavagens na coleção da Versace.
Carregar o mundo ao ombro: As carteiras versão maxi já cá andam há algumas estações, e voltaram a ser protagonistas nas coleções para o próximo outono/inverno.
Inspira-te na Galeria de Imagens com alguns dos melhores momentos da Semana de Moda de Milão.