Na última semana, a capital britânica voltou a ser o epicentro da indústria da moda com a London Fashion Week a cumprir o calendário de apresentações das coleções outono/inverno 2024. Mais um vez, vimos desfilar a assinatura criativa de cada designer, mas há sempre pontos de encontro nas criações, que nos dizem o que é tendência e o que nos pode inspirar no guarda-roupa das próximas estações. A VERSA traz-te cinco das tendências que marcaram a Semana de Moda de Londres.
Tecidos puros: o primeiro alerta já tinha sido dado na Semana de Moda de Copenhada, mas agora em Londres confirma-se que os tecidos delicados, frágeis e até see-throught vão marcar o outono/inverno 2024. Em Simone Rocha e David Koma vimos a tendência em saias, vestidos e camisas, peças coordenadas com blazers e malhas.
Peles Falsas: as Mob Wives que vimos desfilar na Semana de Moda de Nova Iorque revisitadas em casacos de pele extravagantes ganharam novos papéis em Londres com a presença de peles falsas em vários desfiles. Uma tendência que desfilou em David Koma, Natasha Zinko ou Roksanda.
Laços e grandes: os laços assumiram-se como um dos acessórios chave nas últimas estações e parece que vieram para ficar. Em Bora Aksu, Molly Goddard e Richard Quinn percebe-se que a mensagem para o próximo outono/inverno é: laços, e quanto maiores, melhor.
A regra OO: Outwear Oversized é o mesmo que dizer sair à rua sempre em tamanho XL. Em várias coleções na Semana de Moda de Londres, destacaram-se as linhas exageradas e superdimensionadas, com Eudon Choi, Edward Crutchley e Erdem a apresentarem cacacos com enormes lapelas e ombros bem assumidos.
Padrões marcantes: é verdade que muitas das coleções apresentadas em Londres trazem uma paleta de tons neutros e silenciosos, mas houve uma tendência que se fez ouvir e é então de esperar uma moda com padrões ousados. Se gostas de arriscar, espreita os desfiles de Sinead Gorey, Ahluwalia ou Masha Popova.
Inspira-te na nossa galeria de imagens.