Mercado | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Cinco frutas da época baratas e que te vão ajudar a emagrecer

Consumir fruta e legumes da época não só é mais barato, como também é mais saudável e pode ajudar a emagrecer.

Os legumes e as frutas da época respeitam o ciclo natural de crescimento. São colhidos da própria árvore ou solo natural no tempo certo e, por isso, são mais saudáveis, saborosos e nutritivos. Não necessitam de químicos para o seu crescimento e, se consumidos perto da data da colheita, conseguem um maior valor nutricional pois acabaram de receber, naquele momento, todos os nutrientes do solo.

Além disso, ao adaptarmos a nossa alimentação às estações do ano, escolhemos um modo de consumo responsável, mais barato e, acima de tudo, saudável.

No outono/inverno, existe um grupo de alimentos essenciais que, quando consumidos a cru, são fortes fontes de vitamina C e que ainda podem ajudar a emagrecer. Isto porque são saciantes e porque as suas vitaminas e nutrientes ajudam a combater eficazmente as infeções e são poderosos antioxidantes que luta contra os radicais livres (como os que aceleram o envelhecimento, ou provocam o aparecimento de doenças cardiovasculares ou mesmo de cancro). A vitamina C, muito presente nestes alimentos, também promove a absorção de ferro, essencial para a formação de colagénio.

E porque uma das recomendações para a manutenção de hábitos saudáveis na alimentação é a ingestão de cinco peças de fruta e legumes por dia, eis cinco frutas da época que podes encontrar em qualquer supermercado ou mercearia e que deves levar para casa hoje mesmo:

Tangerina

É rica em vitamina C, vitamina B6, vitamina A (retinol), potássio e água. Contém fibras insolúveis, o que significa que é mais saciante. Também ajuda a melhorar o sistema imunitário, especialmente no inverno, quando comemos menos vegetais crus.

Kiwi

Se achavas que nenhuma fruta fornece mais vitamina C do que uma tangerina, toma nota: o kiwi tem mais de 92 mg de vitamina C por 100 gramas, enquanto a tangerina tem menos de 34 mg na mesma quantidade. Além disso, é um forte aliado na digestão porque contem actinidina, uma enzima que ajuda a acelerar o processo digestivo e a assimilar melhor as proteínas de outros alimentos. E vai um extra? Também deixa a pele mais bonita, garantem especialistas.

Framboesas

Embora a época das framboesas termine em outubro, ainda é possível encontrá-las à venda. São ricas em vitamina C, ricas em cálcio, potássio e ácido fólico (vitamina B9). Estas pequenas bagas protegem a saúde cardiovascular ao inibir a oxidação do chamado mau colesterol, cuidam da visão e também da pele. Também ajudam a combater o inchaço do estômago, melhoram o trânsito intestinal e promovem a eliminação de toxinas que, consequentemente, pode levar à perda de peso.

Toranja

Esta fruta tem menos calorias do que outros citrinos, pelo que pode ser o substituto ideal de outros frutos mais calóricos para quem quer perder alguns quilos. Além disso tem um índice glicémico mais baixo, segundo estudos.

Uvas

Embora sejam pobres em vitamina C, são uma escolha ideal para um lanche a meio do dia. Os especialistas em nutrição preferem as uvas pretas porque são mais ricas em polifenóis e antioxidantes, como o resveratrol (com propriedades anti-envelhecimento). Para além disso, recomendam também que sejam consumidas inteiras, com pele e grainhas, porque ajudam o trânsito intestinal.

Nécessaire

O retinol tem nova concorrência no combate às rugas e envelhecimento

O retinol puro tem agora um forte concorrente que também reduz rugas e linhas de expressão, sem os tradicionais efeitos adversos associados.

Nécessaire