Um novo estudo publicado no European Journal of Nutrition avisa: mesmo que sigas uma dieta geralmente saudável, a forma como petiscas, o que comes fora das refeições e a hora a que o fazes pode sabotar um processo de emagrecimento e até aumentar o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.
Para este estudo foram analisados hábitos de consumo alimentar, níveis de açúcar no sangue, tensão arterial, perímetro da cintura, colesterol de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e triglicéridos de 1000 pessoas no Reino Unido. No final, concluiu-se que 95% dos participantes lanchavam regularmente e que cerca de 24% das calorias diárias consumidas provinham desses lanches.
Além disso, metade dos participantes não seguia uma alimentação dita saudável nestes lanches e cerca de um quarto estava a anular os benefícios das outras refeições saudáveis devido às suas escolhas de alimentos, que eram sobretudo bolos e tartes, cereais de pequeno-almoço, doces e gelados.
Outra variável importante foi o horário. Os investigadores verificaram que o facto de petiscar depois das 21h00 levava a marcadores sanguíneos mais fracos, como o colesterol e os triglicéridos, em comparação com o consumo de alimentos no início do dia. Isto pode dever-se ao facto de as pessoas que petiscam ao fim do dia ou à noite escolherem opções mais ricas em gordura e açúcar.
A partir deste estudo percebe-se que, numa dieta de emagrecimento, é preciso pensar bem sobre as opções de lanches e estar ciente de como certos alimentos afetam cada um de nós, em cada momento da nossa vida, se forem consumidos regularmente mesmo que em poucas quantidades.