Reprodução do filme "Julie and Julia"
Nécessaire

Podes emagrecer com um alimento de outono fácil de cozinhar e barato

Este alimento é um dos favoritos dos nutricionistas porque é barato, versátil, mas também ajuda a perder peso e melhora a saúde intestinal.

Se há um alimento versátil, fácil de cozinhar, barato e que fornece muita energia e nutrientes, é o cogumelo, em todas as suas versões. E o outono é a época do ano ideal para o colher e consumir.

Muitos nutricionistas incluem-no como ingrediente principal das dietas de emagrecimento e também são amplamente consumidos pelos habitantes mais longevos das chamadas zonas azuis, como a ilha de Okinawa, no Japão, onde, por exemplo, por cada 100.000 habitantes, 68 já chegaram aos 100 anos.

Os cogumelos têm muito poucas calorias, cerca de 30 por 100 gramas, e um alto teor de fibras. Em entrevista à publicação Telva, María José Crispín, médica nutricionista da Clínica Menorca, explica que "contêm fibra insolúvel, que ajuda a prevenir a obstipação, mas também fibra solúvel, que está relacionada com a saciedade. Por estas duas razões, quer porque promovem a saciedade, quer porque têm muito poucas calorias, os cogumelos, em todas as suas variações, são uma parte extremamente importante de qualquer dieta de emagrecimento. E também ajudam a perder peso de uma forma muito saudável”.

Em termos nutricionais, contêm elevados níveis de vitaminas B, B2, B3 e niacina, ergoesterol, uma substância que ajuda a converter os nutrientes em vitamina D, bem como iodo, potássio e fósforo.

Alguns estudos afirmam que a sua riqueza em vitamina B12 ajuda a reduzir a ansiedade e que os antioxidantes ajudam a prevenir a depressão, bem como outras doenças mentais. Aliás, uma investigação da Penn State University, realizada entre 2005 e 2016 com mais de 24 mil adultos norte-americanos, indicou que aqueles que comiam cogumelos tinham menos probabilidades de sofrer de depressão.

Nécessaire

Esta tendência está de volta e quer substituir as unhas pontiagudas

As unhas curtas e quadradas estão a ganhar novo protagonismo e são perfeitas para o outono.

Nécessaire