Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Gel de banho hidratante pode estar a desidratar a pele, revela estudo

Segundo a maior organização de defesa do consumidor em Portugal, vários géis de banho hidratantes, de marcas nacionais e internacionais, na verdade deixam a pele desidratada.

A DECO PROTESTE testou 16 géis de banho, sólidos e líquidos, que alegam hidratar a pele, para verificar a sua eficácia. Cada um deles, completamente descaracterizado, foi utilizado por 30 consumidores, durante uma semana.

Foi avaliada a quantidade de espuma, o perfume, a facilidade em remover o produto e o efeito na pele, entre outras características. No final, concluiu-se que quase metade, na verdade, deixa a pele desidratada.

Também a congénere italiana da maior organização de defesa do consumidor em Portugal realizou estudos de não-desidratação em três marcas de gel de banho, comparando amostras de produtos “hidratantes” e “normais”, e obteve resultados semelhantes.

Os dados não permitiram tirar conclusões definitivas, mas sugerem que tanto géis de banho hidratantes, como os que não têm essa referência, poderão fazer o mesmo efeito e que tudo poderá ser apenas uma estratégia de marketing..

A grande conclusão, e recomendação importante, retirada deste estudo é que, independentemente de o rótulo do gel de banho referir ou não que é hidratante, deve-se sempre aplicar loção corporal depois do banho ou do duche para uma retenção de água mais eficaz.

Além disso, há que ter em conta a diferença entre um gel de banho e um sabonete. Regra geral, o sabonete “apresenta valores de pH superiores ao pH natural da pele, o que pode secá-la ou irritá-la. Já os géis de banho apresentam um pH mais próximo do da pele, pelo que são mais suaves”, indica a DECO.

Evasão

Descobrimos o melhor sítio no Algarve para ver as estrelas

Não é um miradouro ou um rooftop, nem precisa de o ser para ver estrelas a duplicar no Algarve. Só tens de entrar neste hotel.

Nécessaire