Banho | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Será que devemos tomar banho todos os dias? Depende

É preciso tomar banho todos os dias? Especialistas dão a resposta.

Sentes necessidade de tomar banho todos os dias? Não estás sozinho. De acordo com um inquérito de 2021, que teve por base as respostas de mais de 5700 pessoas, mais de 60% dos inquiridos manifestaram a necessidade de tomar banho uma vez por dia. Mas a verdade é que especialistas defendem que a maior parte das pessoas não precisa de tomar banho com tanta frequência, escreve o jornal New York Times.

A frequência com que nos devemos lavar depende do nosso tipo de pele e de cabelo, bem como da transpiração que produzimos ao longo do dia, esclarece Joyce Park, uma dermatologista citada pelo New York Times. “Tomar banho com demasiada frequência pode definitivamente secar a pele, piorando a vermelhidão, comichão e descamação,  desencadeando crises de eczema.”

Nos casos em que o cabelo é do tipo oleoso, usar um champô seco diariamente pode ser um bom método de reduzir a oleosidade, sugere Marisa Garshick, outra dermatologista ouvida pelo diário norte-americano. “Lembra-te ainda de utilizar um champô tradicional para ajudar a eliminar a acumulação de produtos e o excesso de oleosidade", que podem obstruir os poros e provocar irritação e sensibilidade no couro cabeludo”, adverte a especialista. 

Pessoas que tenham caspa também deverão usar lavar o cabelo diariamente. A caspa não é causada por pele seca mas sim por um fungo que se alimenta do óleo produzido pelo couro cabeludo que quando inflama a pele do couro cabeludo provoca a sua descamação.

Mas existem outras situações em que tomar banho com menos frequência pode ser benéfico. É o caso de quem tem eczema ou pelo seca ou sensível. A água e o sabão podem contribuir para uma maior secura da pele, causando irritação e comichão. Tomar banho com muita frequência pode levar mesmo a que se desenvolvam infeções na pele, uma vez que a pele seca pode criar feridas e permitir que microrganismos provocam essas reações, explica Marisa Garshic.

Os especialistas citados recomendam tomar duches em vez de banhos, uma vez que a exposição da pele a água quente, suja ou com sabão durante longos períodos pode ter efeitos adversos para a pele. Certos tipos de banhos podem ser úteis para tratar algumas doenças, como banhos de assento para hemorróidas, banhos de aveia para eczema ou banhos de lixívia diluída para eczema ou infecções cutâneas.

A escolha de produtos com ingredientes hidratantes sem perfume são a melhor opção para quem sofre destes problemas de pele.


 

Coolhunting

Não vais ser capaz de reconhecer os ténis desta marca

À primeira vista podes não conseguir identificar, mas os ténis que se seguem são Merrell. A marca lançou novos modelos, reinventou antigos e este é o resultado.

Nécessaire