O cabeleireiro de hoje em dia está a "sair" do salão para promover hábitos capilares mais saudáveis?
O cabeleireiro hoje tem muito mais ferramentas para aconselhar o consumidor (através de fotos ou vídeos), nas mais variadas plataformas de contacto com o consumidor - via redes sociais ou whatsapp/email. Por outro lado, o próprio consumidor também está muito mais informado e exigente com a recomendação de serviços ou produtos. Para garantirmos que os nossos clientes adotam estas ferramentas da melhor forma possível, uma das apostas da Divisão de Produtos Profissionais é a contínua formação e digitalização dos salões.
As redes sociais, o ecommerce, o proadvocacy e marketing de influência são elementos fundamentais para o mix do negócio profissional. Dotamos os profissionais com ferramentas para que se possam tornar “pequenas fábricas digitais”. Um exemplo é o Placeloop, através do qual os nossos salões parceiros têm dezenas de conteúdos das marcas (vídeo e foto) adaptados aos vários formatos das redes sociais, para que possam gerir autonomamente as suas publicações e partilhá-las com sua atual e futura audiência.
Ao mostrar o seu trabalho, o cabeleireiro está a influenciar o cliente a arriscar mais, a seguir novas tendências e estéticas?
Com a partilha dos seus trabalhos, o cabeleireiro consegue inspirar e criar o desejo da mudança nos consumidores. Quando os cabeleireiros partilham fotos dos seus trabalhos e a clássica foto do “Antes e Depois”, têm como objetivo, por um lado, promover os serviços chave do salão (descoloração se forem mais loiros, cobrir brancos ou cores vibrantes por exemplo) e gerar interesse a potenciais novos clientes, que possam ser impactados pelo conteúdo. Se a cor do Antes for semelhante ao da consumidora impactada e no Depois estiver um resultado de cor perfeito, que a mesma sonha em obter, obviamente ganha confiança para marcar o serviço naquele salão.
O cabeleireiro de hoje pode ser considerado também um conselheiro?
O cabeleireiro sempre foi um conselheiro. Não só um conselheiro capilar mas também emocional, dado ser muitas vezes o fiel confidente dos seus clientes. Para garantirmos a continuação de um bom aconselhamento e o bem-estar dos cabeleireiros, a marca L’Oréal Professionnel lançou o primeiro plano de Saúde Mental – Head Up. Este programa oferece cursos aos profissionais de beleza em todo o mundo, para que possam cuidar melhor do seu bem-estar mental.
As redes sociais ajudam a promover mais o trabalho de um cabeleireiro? Conseguem mais clientes do que através do passa palavra?
As redes sociais são a montra digital do salão, onde podem partilhar o espaço, equipa, marcas com que trabalham e serviços que fazem. É uma das principais fontes de recrutamento de novos clientes. No entanto, não existe melhor promoção do que a recomendação de um amigo ou familiar.
Quais os cuidados que devemos ter quando procuramos um cabeleireiro nas redes sociais para um corte ou mudança de visual?
É necessário confirmar a veracidade dos trabalhos partilhados e confirmar as avaliações por parte dos consumidores na página profissional do Salão no Google. Perceber se as fotos/vídeos partilhadas seguem um padrão de comunicação, com um fundo ou zona especifica, validando que todos os trabalhos são realizados por aquele salão.
Como vê o futuro da profissão?
O cabeleireiro de amanhã será ainda mais especialista em tratamentos exclusivos de salão, incluindo no atendimento ao consumidor a digitalização e a sustentabilidade. Ir a um salão no futuro não será apenas para cobrir brancos ou cortar cabelo, mas sim para fazer um tratamento detox capilar ou um tratamento para adiar o surgimento da queda.
A preocupação intemporal das nossas marcas é a contínua aposta na diferenciação da beleza profissional. Como exemplo bem recente, temos a nossa gama de Kérastase Fusio-Dose, aplicada em salão pelas mãos dos nossos profissionais, e que responde às necessidades de cada tipo de cabelo, através de uma tecnologia de cuidado que transforma imediatamente o cabelo.
Em termos de sustentabilidade, desenvolvemos o programa “Hairstylists for the Future” para apoiar os salões e profissionais em 3 pilares chave – reduzir consumo de água, gestão eficiente de resíduos e energia sustentável.
No âmbito da redução do consumo de água, L’Oréal Professionnel codesenvolveu L’Oréal Water Saver com a start-up Gjosa, o primeiro chuveiro profissional, que poupa até 69% de água comparativamente a um normal chuveiro de salão (redução de fluxo de água em comparação com chuveiro de salão normal).
Com o que partilhei e neste mundo VUCA, acredito que a beleza profissional continuará a crescer, a modernizar-se, a incorporar a digitalização e sustentabilidade no seu modelo de negócio, proporcionando a Beleza que faz avançar o mundo.
Para formar os profissionais, a L’Oréal Produtos Profissionais lançou as "L’Oréal Hair Confessions". A marca vai lançar esta dinâmica durante a In Beauty. Neste momento, os profissionais vão poder compartilhar as suas experiências e conhecimentos sobre a área dos cabelos.
Profissionais de prestígio vão subir ao palco assinado pela L'Oréal Produtos Profissionais para debaterem temas como a digitalização, gestão de equipa e do salão, passando pela experiência do consumidor. "L’Oréal Hair Confessions" vai ter continuidade ao longo de todo o ano, protagonizado pela marca, para formar e fazer crescer negócios.